O Hospital Vila São Cottolengo viu o número de doações cair cerca de 70% após o surto de H1N1. Hoje em dia o estoque da unidade está em situação crítica e os responsáveis administrativos do local acreditam que o motivo é o medo dos doadores de se contaminarem. Apesar deste medo, os diretores da unidade afirmam que não há risco. Ainda segundo a administração, a instituição etá necessitando de alimentos a produtos de higiene.
De acordo com a enfermeira Lidiane Castro Figueiredo, presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), a instituição está se mantendo com o pouco estoque que e as poucas doações que receberam nos últimos dias.
A Vila São Cottolengo, atualmente, é o lar de cerca de 316 pessoas com problemas de saúde mental e motora. De 24 de fevereiro a 5 de março, 57 internos adoeceram, sendo que desta quantia, sete morreram em uma semana. Logo depois, ocorreram mais duas mortes por H1N1.
Dois outros pacientes seguem internados em hospitais de Goiânia até este domingo (25/03). Um deles é um homem de 50 anos que está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).
Ainda de acordo com a enfermeira, não existe risco de contaminação, uma vez que, existe uma pessoa responsável por receber as doações e as pessoas não tem contato dentro da instituição.
No entanto, mesmo que a população não queira ir ao local, os responsáveis pela coleta de doações se dispuseram a buscar os donativos. Basta entrar em contato pelo telefone (62) 3506-9230 e registrar a solicitação.
Veja a seguir a lista de produtos que a instituição está precisando:
Higiene Pessoal:
Fralda descartável adulto tamanho "G"
Desodorante antitranspirante aerosol
Papel higiênico
Shampoo
Creme sem enxague
Creme dental infantil
Alimentos:
Suco líquido 500ml (Maracujá, Tamarindo, Uva, Manga, Goiaba, Acerola e Caju)
Café moído
Leite condensado
Farinha láctea
Farinha de aveia
Leite integral
Fermento químico
Adoçante líquido com sucralose 80ML
Adoçante culinário com sucralose 400G
Amido de milho
Refrigerante (zero açúcar e normal)
Doce (goiabada)
Ovos
Limpeza e descartáveis:
Detergente neutro
Fibra verde limpeza pesada 260 mm x 102 mm
Esponja para vasilhas
Saco de lixo preto de 200 litros reforçado
Saco alvejado 100% algodão para limpar chão 63 cm x 48 cm
Água sanitária
Guardanapo de papel
Colher descartável
Copo descartável 200ml
Marmitex
Canudo plástico dobrável
Papel toalha
(Foto/Reprodução Facebook)