O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não pensa em fugir do país. Mesmo com a Justiça prestes a decidir se ele será ou não preso, Lula afirma estar tranquilo e não cogita candidatura alternativa à dele no PT. O político considera que se fizer isso está dando a sua prisão como fato consumado. As declarações foram feitas durante uma entrevista à Folha de S. Paulo.
Lula também afirmou que foi vítima de mentiras da imprensa, no inquérito da Polícia Federal, na acusação do Ministério Público Federal, na sentença e na confirmação da decisão de Sérgio Moro no TRF-4.
Ainda durante a entrevista o ex-presidente chamou Moro de criminoso. Ele falou ainda que, o TRF-4 também cometeu um crime ao confirmar a condenação.
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar um habeas corpus de Lula. O político espera que o órgão faça uma análise do processo, dos depoimentos, das provas e tome uma decisão. “Por isso tenho a crença de que vou ser candidato”, completa o ex-presidente.
Em outro momento da entrevista, Lula enfatizou que quem deveria ser punido é Moro, MPF, a PF e os juízes que aumentaram a pena de nove para 12 anos de prisão.
Lula ainda fez criticas à imprensa brasileira, principalmente a TV Globo. Ele acusa os meios de comunicação de serem desonestos nas coberturas.
(Foto reprodução)