Nesta quinta-feira (26/04) todas as unidades de saúde de Goiânia notificaram que já estão sem a vacina contra a influenza A (H1N1). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o estoque foi zerado na tarde desta quinta-feira.
A SMS informou, em nota, que aguarda recebimento de mais vacinas da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) por sua vez, informou também por meio de nota que a quarta remessa de vacinas está "prevista para chegar ao Estado nesta sexta-feira (27/04)". Ainda segundo o texto, "o Ministério da Saúde irá disponibilizar cerca de 87.000 doses, sendo que destas, 19.200 doses serão disponibilizadas para o município de Goiânia".
Ainda de acordo com a SES-GO, o estado já recebeu 1,227 milhões doses destinadas para toda a campanha de vacinação, faltando ainda a chegada de 525 mil. Já o total de pessoas que pertencem aos grupos de risco e que devem ser vacinadas na rede pública em Goiás é de 1.593.242. Nesta semana em entrevista coletiva, o órgão estimou que 45% desse total havia sido imunizado.
A SMS orienta ainda que as pessoas dos grupos prioritários aguardem a chegada das novas doses e que toda a população continue seguindo as medidas preventivas para evitar a contaminação pelos vírus que causam a gripe.
Confira a nota na SMS:
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informa que não há mais vacinas contra a gripe nas unidades da Capital. Cerca de 315 mil pessoas, o que corresponde a 75% da população dos grupos prioritários, já foram imunizadas no município. Para reabastecimento das salas, a Secretaria aguarda um novo repasse por parte da Secretaria Estadual de Saúde.
A SMS orienta que as pessoas dos grupos prioritários aguardem a chegada das novas doses e que toda a população continue seguindo as medidas preventivas para evitar a contaminação pelos vírus que causam a gripe.
(Foto/Divulgação)