Goiânia recebe durante esta semana, até sexta-feira (20), a campanha “Afine a sua Saúde. Cuide da sua voz” em comemoração a Semana Nacional da Voz. Médicos otorrinolaringologistas estão atendendo pacientes de graça no Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Pedro Ludovico. As consultas não precisam ser agendadas, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A campanha que acontece em todo o País é promovida em parceria pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF), pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).
De acordo com o presidente da ABLV, Gustavo Korn, muitas vezes as pessoas não levam a sério problemas apresentados na garganta e na voz, que é a principal ferramenta de comunicação do ser humano. “Um problema de voz reflete muito mais que uma simples dificuldade na produção do som básico para a fala, podendo interferir na própria habilidade de se comunicar. É fundamental que as pessoas tenham total consciência da importância em cuidar bem da voz e, no caso de qualquer sinal de problema, procure por ajuda especializada para identificar o motivo, definir o tratamento adequado e resolver a questão antes que algo de mais grave ocorra”, diz.
No Ciam Pedro Ludovico os atendimentos serão feitos das 8h às 16h. Segundo a organização do evento, os pacientes que procurarem atendimento passarão por uma triagem e, caso sejam identificados com algum sintoma de alerta, eles serão encaminhados para uma avaliação com o especialista.
Rouquidão, pigarro constante, falhas na voz, cansaço ao falar, dor ou ardência na garganta, dificuldade para engolir ou para respirar são alguns dos sintomas que mostram o possível comprometimento da saúde do aparelho fonador. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem a região da cabeça e pescoço e 2% de todas as doenças malignas. A estimativa do INCA é que, em 2018, sejam registrados 7.670 novos casos, sendo 6.390 em homens e 1.280 em mulheres.
“Prevemos uma alta procura da população, já que existe uma notória demanda reprimida, cidadãos com pouco acesso à saúde em geral e sem planos e seguros de saúde. Temos como missão a avaliação e possível detecção de enfermidades de boca, faringe e laringe e, nestes casos, o encaminhamento para o devido tratamento”, explica o presidente da ABORL-CCF, Marcio Abrahão.
Conforme a organização, em Goiânia, a campanha com atendimentos e palestras também está presente em outras 11 instituições de saúde. O município de Anápolis também recebe o evento no nima Centro Hospitalar. Para mais informações basta acessar o site: http:// www.semanadavoz.com.br