- O físico Fernando Gramaccini e a bióloga Sonja Zock foram os convidados do GET Sophia para a abertura do Módulo III do curso. Eles falaram do Corpo Físico, do Duplo Etérico, do Prana e do Corpo Astral
“Esta é uma página muito importante da teosofia que nos dá o entendimento do que é a realidade do ser humano”, afirmou Fernando Gramaccini, diretor da União Planetária e do Instituto Teosófico de Brasília, ao falar sobre os corpos do homem e a relação existente entre os diferentes veículos pelos quais a consciência se expressa. Fernando foi um dos convidados do Grupo de Estudos Teosóficos (GET) Sophia, de Goiânia, para iniciar, ao lado da bióloga Sonja Zock, o Módulo III do Curso de Introdução ao Pensamento Teosófico.
“Ressalto que o que a teosofia chama de consciência é muito mais amplo do que aquilo que chamamos vulgarmente de consciência; é o princípio último do homem, o que pode ser chamado de fagulha espiritual”, disse o teósofo. É nessa consciência, conforme destacou, que estão os princípios de sabedoria, de inteligência, que dão ao homem toda a sua universalidade.
Na teosofia, esse princípio é chamado de mônada, e se expressa nos níveis mais próximos de si mesma nos planos superiores (manas, budhi e átma) e se expressa nos planos mais densos no eu inferior. “Esse eu inferior é constituído do corpo mental concreto, do corpo astral, do corpo etérico ou duplo etérico e do corpo físico, o chamado quaternário inferior”, explicou Fernando Gramaccini.
O conhecimento teosófico apresenta os planos superiores, ou a tríade superior, como aquilo que é imortal no homem e os aspectos inferiores da natureza humana como aquilo que morre. O eterno e o transitório.
OS PLANOS INFERIORES
Ao iniciar o Módulo III, o curso apresentou a primeira parte dessa constituição do homem setenário (sete corpos ou sete planos de manifestação da consciência). Segundo Fernando Gramaccini, cada corpo tem função distinta. “Eles respondem à consciência universal, à mônada; e o eu inferior, com seus diferentes corpos, tem as funções de pensar, de sentir, de agir”, esclareceu.
A bióloga Sonja Zock, membro da Sociedade Teosófica em Brasília, foi outra convidada do GET Sophia e falou dos diferentes aspectos e das funções do Corpo Físico, o mais denso de todos. “O homem é essencialmente divino, mas, para que ele se torne autoconsciente de sua integridade original, deve passar pela experiência no mundo da manifestação, que aparenta ser externo e múltiplo”, afirmou a teósofa.
“Para que isso ocorra”, continuou Sonja Zock, “o homem se vale de uma mônada, que é uma faísca divina, ou, também, conhecida como unidade individualizada de consciência”. Em cada plano do sistema solar, conforme explicou, a mônada retira matéria e se reveste dela para operar eficientemente nos planos de sutilezas e plasticidade diferenciadas: “os chamados veículos da consciência, que têm sua raiz no Logus Solar”.
Conforme destacou, “o universo manifesto está buscando se expressar através dessas formas com perfeição, investindo nelas para que retornem à unidade divina e finalizem sua jornada de retorno”. Nesse contexto, “o veículo físico é o mais externo da constituição setenária do homem e, também, o mais denso e palpável”.
De acordo com a teósofa, através da purificação, do controle e da sensibilização do corpo físico, podemos torná-lo responsivo e cooperativo com o plano de evolução.
O Duplo Etérico e o Prana também foram assuntos do curso neste módulo. Segundo Fernando Gramaccini, o Duplo Etérico funciona como intermediário entre o Corpo Físico e o Corpo Astral. “Ele capta o prana, que é a energia disponível na natureza, emitida pelo segundo aspecto do Logus Solar e que permite dar vitalidade à pessoa”, observou. “No Duplo Etérico, existem os chakras que são os captadores de energia”, salientou.
Gramaccini, que tem mestrado em astrofísica (USP), apresentou, ainda, aspectos do Corpo Astral. “Esta é a sede das emoções, dos desejos, das paixões e dos instintos; é onde nossa emocionalidade se expressa e recebe influência do meio”, acentuou.
Por estarem envolvidos pelo plano físico, conforme explicou o teósofo, os corpos sutis do homem recebem influência de tudo o que está ao seu redor. “Isso pode ser bom, isso pode ser ruim; em ambientes de baixa vibração, eles refletem nos corpos dos homens e passam a ter emoções e pensamentos desagradáveis”, afirmou.
Gramaccini, que ingressou na Sociedade Teosófica em 1972, destacou que a fundadora da instituição, a russa Helena Petrovna Blavatsky (1831 – 1891) apresentou essa constituição setenária do homem em várias obras, principalmente em A Doutrina Secreta. Outra obra teosófica que trata desse tema é Autocultura à Luz do Ocultismo, de I. K. Taimini. Nesse livro, ele fala de todos os corpos e de como se dá a purificação de cada um deles.
Arthur E. Powell é outro autor que se debruçou sobre essa temática, tendo registrado seus estudos em obras como O Corpo Astral, o Duplo Etérico e outras que versam sobre a constituição do homem. Annie Besant e o bispo C. W. Leadbeater também têm importantes obras que apresentam de forma esclarecedora os corpos nos diferentes planos e subplanos.
A Sociedade Teosófica foi fundada em 1875, tem sede em Adyar, na Índia e é aberta a todos os que estejam de acordo com o seu primeiro objetivo, que é o de formar um núcleo de fraternidade universal, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor. Os dois outros objetivos são: encorajar o estudo da religião comparada, filosofia e ciência; e investigar as leis não explicadas da natureza e os poderes latentes no homem.
“O conhecimento teosófico está na base de todas as grandes religiões e sistemas filosóficos que buscam as verdades da vida; e até da própria ciência que, por vezes, acaba chegando a ele também”, afirmou outro teósofo, Edimar Silva, que foi palestrante no Módulo II do Curso de Introdução ao Pensamento Teosófico, que tratou das Leis Universais.
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOSÓFICO
Esta é a primeira vez que a chamada tradição sabedoria é apresentada pela Sociedade Teosófica em Goiânia, em módulos, em curso sequencial. A cidade sedia o Grupo de Estudos Teosóficos Sophia, criado há algumas décadas, por interessados no conhecimento teosófico. O curso teve início em fevereiro deste ano e já abordou temas como Teosofia e Sociedade Teosófica, Karma e Reencarnação, entre outros.
O curso prossegue ao longo deste ano. Neste mês de junho, serão apresentados os diferentes aspectos da mente concreta e abstrata, com o engenheiro e teósofo Eduardo Weaver. Ele também fará palestra sobre A Índia e seus Grandes Instrutores. Eduardo, que é entusiasta da Educação Gaia, organiza anualmente viagens a locais sagrados da Índia.
Em setembro, o curso retoma as atividades apresentando palestra pública com o teósofo Raul Branco, sobre o tema “Por que o Conhecimento da Verdade vos Libertará”. No mesmo fim de semana, Marcelo Luz, outro estudioso de teosofia, falará de Átma e Mônada.
No Módulo IV, o curso tratará de A Doutrina Secreta. A teósofa Maria Alice Barros, que tem dedicado sua vida ao estudo dessa obra magna de Helena Blavatsky, terá de sexta a domingo para discorrer sobre o Proêmio, a Cosmogênese, as Rondas e Cadeias Planetárias e a Antropogênese.
O módulo seguinte do curso em Goiânia tratará do tema O Caminho Espiritual, com palestra do presidente da ST no Brasil, Sérgio Moraes, e temas correlatos, como O Processo de Purificação, com Isis Resende; e Os Múltiplos Yogas, com Ricardo Lindemann.
Está programada, ainda, para este módulo, uma palestra com Osvaldo Condé, sobre Noite Qawwali – Música Sufi. Ricardo Lindemann também falará sobre Iniciações e Hierarquia Oculta, e Marcos Resende, ex-presidente da ST Brasil, sobre Autoconhecimento: A Integração do Ser. O teósofo e humanista Ulisses Riedel, um dos precursores da teosofia no país, fará palestra sobre Fraternidade e Solidariedade.
Em novembro, o Grupo de Estudos Teosóficos Sophia recebe em Goiânia a teósofa Isis Resende para apresentar o tema Meditação. Por que meditar? Meditação Tradicional, Meditação Budista e no Vazio, Meditação Raja Yoga. Nos módulos seguintes, o tema Meditação continua como foco, para palestras de Edimar Silva, Osvaldo Condé, Alexandre Rozenwald, Sonja Zock e Ricardo Lindemann.
As tradições espirituais e sua relação com a teosofia ocupam outro espaço importante no curso, que traz palestras sobre Hinduísmo, Budismo, Judaísmo e Alquimia. Os interessados podem participar de cada módulo, independentemente de ter participado dos demais. A contribuição é espontânea.
O GET Sophia, vinculado à Sociedade Teosófica no Brasil, funciona à Rua 220, Nº 287, Sala 05, Setor Coimbra, Goiânia. Mais informações pelos telefones (62) 981950552 / 982666768 / 986097476.
O conhecimento teosófico está na base de todas as grandes religiões e sistemas filosóficos que buscam as verdades da vida; e até da própria ciência que, por vezes, acaba chegando a ele também” Edimar Silva, teósofo