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A manifestação da consciência no homem centenário

  •  O físico Fernando Gramaccini e a bióloga Sonja Zock foram os convidados do GET Sophia para a abertura do Módulo III do curso. Eles falaram do Corpo Físico, do Duplo Etérico, do Prana e do Corpo Astral

“Esta é uma página mui­to importante da teo­sofia que nos dá o en­tendimento do que é a realidade do ser humano”, afirmou Fernan­do Gramaccini, diretor da União Planetária e do Instituto Teosófico de Brasília, ao falar sobre os cor­pos do homem e a relação exis­tente entre os diferentes veícu­los pelos quais a consciência se expressa. Fernando foi um dos convidados do Grupo de Estu­dos Teosóficos (GET) Sophia, de Goiânia, para iniciar, ao lado da bióloga Sonja Zock, o Módulo III do Curso de Introdução ao Pen­samento Teosófico.

“Ressalto que o que a teosofia chama de consciência é muito mais amplo do que aquilo que chama­mos vulgarmente de consciência; é o princípio último do homem, o que pode ser chamado de fagulha espiritual”, disse o teósofo. É nessa consciência, conforme destacou, que estão os princípios de sabedo­ria, de inteligência, que dão ao ho­mem toda a sua universalidade.

Na teosofia, esse princípio é chamado de mônada, e se ex­pressa nos níveis mais próximos de si mesma nos planos superio­res (manas, budhi e átma) e se ex­pressa nos planos mais densos no eu inferior. “Esse eu inferior é cons­tituído do corpo mental concreto, do corpo astral, do corpo etérico ou duplo etérico e do corpo físico, o chamado quaternário inferior”, explicou Fernando Gramaccini.

O conhecimento teosófico apresenta os planos superiores, ou a tríade superior, como aquilo que é imortal no homem e os as­pectos inferiores da natureza hu­mana como aquilo que morre. O eterno e o transitório.

OS PLANOS INFERIORES

Ao iniciar o Módulo III, o curso apresentou a primeira parte des­sa constituição do homem sete­nário (sete corpos ou sete planos de manifestação da consciência). Segundo Fernando Gramaccini, cada corpo tem função distinta. “Eles respondem à consciência universal, à mônada; e o eu infe­rior, com seus diferentes corpos, tem as funções de pensar, de sen­tir, de agir”, esclareceu.

A bióloga Sonja Zock, mem­bro da Sociedade Teosófica em Brasília, foi outra convidada do GET Sophia e falou dos diferen­tes aspectos e das funções do Cor­po Físico, o mais denso de todos. “O homem é essencialmente di­vino, mas, para que ele se torne autoconsciente de sua integrida­de original, deve passar pela ex­periência no mundo da manifes­tação, que aparenta ser externo e múltiplo”, afirmou a teósofa.

“Para que isso ocorra”, conti­nuou Sonja Zock, “o homem se vale de uma mônada, que é uma faísca divina, ou, também, conhe­cida como unidade individualiza­da de consciência”. Em cada plano do sistema solar, conforme expli­cou, a mônada retira matéria e se reveste dela para operar eficien­temente nos planos de sutilezas e plasticidade diferenciadas: “os chamados veículos da consciência, que têm sua raiz no Logus Solar”.

Conforme destacou, “o univer­so manifesto está buscando se ex­pressar através dessas formas com perfeição, investindo nelas para que retornem à unidade divina e finalizem sua jornada de retorno”. Nesse contexto, “o veículo físico é o mais externo da constituição se­tenária do homem e, também, o mais denso e palpável”.

De acordo com a teósofa, atra­vés da purificação, do controle e da sensibilização do corpo físico, po­demos torná-lo responsivo e coo­perativo com o plano de evolução.

O Duplo Etérico e o Prana tam­bém foram assuntos do curso nes­te módulo. Segundo Fernando Gramaccini, o Duplo Etérico fun­ciona como intermediário entre o Corpo Físico e o Corpo Astral. “Ele capta o prana, que é a energia dis­ponível na natureza, emitida pelo segundo aspecto do Logus Solar e que permite dar vitalidade à pes­soa”, observou. “No Duplo Etéri­co, existem os chakras que são os captadores de energia”, salientou.

Gramaccini, que tem mestrado em astrofísica (USP), apresentou, ainda, aspectos do Corpo Astral. “Esta é a sede das emoções, dos desejos, das paixões e dos instin­tos; é onde nossa emocionalida­de se expressa e recebe influência do meio”, acentuou.

Por estarem envolvidos pelo plano físico, conforme explicou o teósofo, os corpos sutis do homem recebem influência de tudo o que está ao seu redor. “Isso pode ser bom, isso pode ser ruim; em am­bientes de baixa vibração, eles re­fletem nos corpos dos homens e passam a ter emoções e pensa­mentos desagradáveis”, afirmou.

Gramaccini, que ingressou na Sociedade Teosófica em 1972, des­tacou que a fundadora da institui­ção, a russa Helena Petrovna Bla­vatsky (1831 – 1891) apresentou essa constituição setenária do homem em várias obras, principalmente em A Doutrina Secreta. Outra obra teo­sófica que trata desse tema é Auto­cultura à Luz do Ocultismo, de I. K. Taimini. Nesse livro, ele fala de todos os corpos e de como se dá a purificação de cada um deles.

Arthur E. Powell é outro autor que se debruçou sobre essa temá­tica, tendo registrado seus estudos em obras como O Corpo Astral, o Duplo Etérico e outras que versam sobre a constituição do homem. Annie Besant e o bispo C. W. Lea­dbeater também têm importantes obras que apresentam de forma esclarecedora os corpos nos dife­rentes planos e subplanos.

A Sociedade Teosófica foi funda­da em 1875, tem sede em Adyar, na Índia e é aberta a todos os que este­jam de acordo com o seu primeiro objetivo, que é o de formar um nú­cleo de fraternidade universal, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor. Os dois outros objetivos são: encorajar o estudo da religião com­parada, filosofia e ciência; e investi­gar as leis não explicadas da nature­za e os poderes latentes no homem.

“O conhecimento teosófico está na base de todas as grandes religiões e sistemas filosóficos que buscam as verdades da vida; e até da própria ciência que, por vezes, acaba che­gando a ele também”, afirmou ou­tro teósofo, Edimar Silva, que foi pa­lestrante no Módulo II do Curso de Introdução ao Pensamento Teosó­fico, que tratou das Leis Universais.

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOSÓFICO

Esta é a primeira vez que a cha­mada tradição sabedoria é apresen­tada pela Sociedade Teosófica em Goiânia, em módulos, em curso se­quencial. A cidade sedia o Grupo de Estudos Teosóficos Sophia, criado há algumas décadas, por interessa­dos no conhecimento teosófico. O curso teve início em fevereiro deste ano e já abordou temas como Teo­sofia e Sociedade Teosófica, Karma e Reencarnação, entre outros.

O curso prossegue ao longo des­te ano. Neste mês de junho, serão apresentados os diferentes aspectos da mente concreta e abstrata, com o engenheiro e teósofo Eduardo Wea­ver. Ele também fará palestra sobre A Índia e seus Grandes Instrutores. Eduardo, que é entusiasta da Edu­cação Gaia, organiza anualmente viagens a locais sagrados da Índia.

Em setembro, o curso retoma as atividades apresentando palestra pública com o teósofo Raul Bran­co, sobre o tema “Por que o Conhe­cimento da Verdade vos Libertará”. No mesmo fim de semana, Marce­lo Luz, outro estudioso de teosofia, falará de Átma e Mônada.

No Módulo IV, o curso tratará de A Doutrina Secreta. A teósofa Maria Alice Barros, que tem de­dicado sua vida ao estudo dessa obra magna de Helena Blavatsky, terá de sexta a domingo para dis­correr sobre o Proêmio, a Cosmo­gênese, as Rondas e Cadeias Pla­netárias e a Antropogênese.

O módulo seguinte do curso em Goiânia tratará do tema O Ca­minho Espiritual, com palestra do presidente da ST no Brasil, Sérgio Moraes, e temas correlatos, como O Processo de Purificação, com Isis Resende; e Os Múltiplos Yo­gas, com Ricardo Lindemann.

Está programada, ainda, para este módulo, uma palestra com Osvaldo Condé, sobre Noite Qa­wwali – Música Sufi. Ricardo Lin­demann também falará sobre Iniciações e Hierarquia Oculta, e Marcos Resende, ex-presidente da ST Brasil, sobre Autoconheci­mento: A Integração do Ser. O teó­sofo e humanista Ulisses Riedel, um dos precursores da teosofia no país, fará palestra sobre Fra­ternidade e Solidariedade.

Em novembro, o Grupo de Es­tudos Teosóficos Sophia recebe em Goiânia a teósofa Isis Resende para apresentar o tema Meditação. Por que meditar? Meditação Tradicio­nal, Meditação Budista e no Vazio, Meditação Raja Yoga. Nos módulos seguintes, o tema Meditação con­tinua como foco, para palestras de Edimar Silva, Osvaldo Condé, Ale­xandre Rozenwald, Sonja Zock e Ricardo Lindemann.

As tradições espirituais e sua re­lação com a teosofia ocupam outro espaço importante no curso, que traz palestras sobre Hinduísmo, Budismo, Judaísmo e Alquimia. Os interessados podem participar de cada módulo, independentemen­te de ter participado dos demais. A contribuição é espontânea.

O GET Sophia, vinculado à So­ciedade Teosófica no Brasil, funcio­na à Rua 220, Nº 287, Sala 05, Setor Coimbra, Goiânia. Mais informa­ções pelos telefones (62) 981950552 / 982666768 / 986097476.

O conhecimento teosófico está na base de todas as grandes religiões e sistemas filosóficos que buscam as verdades da vida; e até da própria ciência que, por vezes, acaba chegando a ele também” Edimar Silva, teósofo

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