Home / Cotidiano

COTIDIANO

Aplicativos de software irão destroçar indústrias

Em 1998, a Kodak tinha 170 mil funcionários. Chegou a vender 85% de todo o pa­pel fotográfico vendido no mundo.

No curso de poucos anos, o modelo de negócios dela simples­mente desapareceu, e eles abri­ram falência.

E é exatamente isso que irá acon­tecer com muitas indústrias impor­tantes nos próximos dez anos: elas irão simplesmente desaparecer.

As câmaras digitais foram inven­tadas em 1975. Inicialmente, elas se tornaram decepcionantes, como toda tecnologia exponencial. Mas com o aprimoramento tecnológico, elas se tornaram muito superiores e se tornaram tecnologia dominante.

A previsão científica é que o mesmo acontecerá com a inteli­gência artificial, saúde, veículos autônomos e elétricos, com a edu­cação, impressão em 3D, agricul­tura e empregos.

O software irá destroçar a maio­ria das atividades tradicionais nos próximos 5 ou 10 anos.

O Uber revolucionou o serviço de transporte de pessoas, o What­sApp redefiniu o mercado de te­lefonia e o Spotify reposicionou o mercado da música. Isso para citar apenas alguns exemplos.

Por exemplo, o Uber é apenas uma tecnologia de software. Eles não são proprietários de carros, e são agora a maior companhia de táxi do mundo. Assim também o Airbnb, que é a rede de hotéis do mundo, mas não possui ne­nhum quarto de hotel. A empresa faz parte de um grupo de startups que transformaram segmentos de mercado nos últimos anos. O Airb­nb, plataforma de hospedagens al­ternativas baseada em São Francis­co, início suas operações em 2008, está avaliada em US$ 30 bilhões, sendo a quarta startup mais va­liosa do planeta, atrás apenas do Uber e das chinesas Xiaomi e Didi Chuxing. O Airbnb tem atualmente mais de 2 milhões de quartos dis­poníveis em mais de 191 países ao redor do mundo. Em comparação, a rede Marriott, avaliada em US$ 17 bilhões, disponibiliza pouco mais de 1 milhão de apartamentos em 110 países em todo o mundo.

A empresa faz parte de um grupo de startups que transfor­maram segmentos de mercado nos últimos anos.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Computadores estão se tornan­do cada vez melhores em relação ao entendimento mundial. Advo­gados jovens já não conseguem empregos. Com o aplicativo What­son da IBM, as pessoas conseguem aconselhamento legal com 90% de exatidão comparados com os 70% de exatidão quando feito por hu­mano. Por isso, o Direito é uma pro­fissão considerada fadada ao desa­parecimento. Haverá 90% menos advogados no futuro. Apenas espe­cialistas permanecerão. O mesmo aplicativo já está ajudando enfer­meiras a diagnosticar câncer. E os diagnósticos são 4 vezes mais pre­cisos do que enfermeiras humanas.

O facebook incorpora um soft­ware de reconhecimento de pa­drões que pode reconhecer fa­ces melhor do que os humanos. A previsão é a de que 2030, os com­putadores se tornarão mais inteli­gentes que os humanos.

VEÍCULOS AUTÔNOMOS

Ainda este ano, os primeiros veí­culos dirigidos automaticamente aparecerão ao público. Em meados de 2020, a indústria automobilísti­ca inteira começará a ser demolida. Nossos filhos jamais necessitarão de uma carteira de habilitação ou serão donos de um carro. Isso mu­dará a cidade como foi concebida, pois necessitaremos 90% de menos carros dentro desta nova concep­ção. As áreas de estacionamento inteiras poderão ser transformadas em parques ecológicos, por exem­plo. Cerca de 1,2 milhão de pessoas morrem a cada ano em acidentes automobilísticos em todo mundo. Isso corresponde a um acidente a cada 100 mil quilômetros. Com veículos auto dirigidos, esse índi­ce cairá para 1 acidente a cada 10 milhões de quilômetros, o que cor­responde a dizer que um milhão de vidas será salva a cada ano.

Companhias tradicionais de car­ros adotam a tática evolucionária e constroem carros melhores, en­quanto as companhias tecnológi­cas como a Tesla, Apple adotarão a tática revolucionária e construirão um computador sobre rodas. Os engenheiros da Audi e da Wolksva­gen estão aterrorizados com a Tesla. Companhia seguradoras terão pro­blemas enormes porque sem aci­dentes, o seguro tornará infinita­mente mais barato, levando essas companhias à falência. Esse mode­lo de negócios desaparecerá.

NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Os negócios imobiliários tam­bém mudarão. Pelo fato de pode­rem trabalhar em casa ou enquanto se deslocam, as pessoas se muda­rão para mais longe em busca de qualidade de vida. Carros elétricos se tornarão dominantes, e, em con­sequência, as cidades ficarão mais silenciosas, menos ruidosas.

ELETRICIDADE

A eletricidade se tornará incri­velmente barata e limpa. A energia solar está crescendo a cada ano, de modo que hoje em dia ela é dife­rencial, porque presente em vários lugares. Por isso, o preço da ener­gia solar se tornará cada vez mais barata, de modo que todas as mi­neradoras de carvão cessarão ati­vidades em torno de 2025. Elas também desaparecerão em 2025. Com energia barata, teremos água abundante e barata. Exem­plo: atualmente a dessalinização consome apenas 2 kW/hora por m³. Isso indica que haverá tanta água limpa quanto qualquer um desejar e quase sem custo.

SAÚDE

Companhias irão construir um aparelho médico capaz de fazer es­caneamento de retina, testar uma amostra de sangue e analisar a sua respiração por meio de bafômetro que poderá analisar até 54 biomar­cadores que identificarão pratica­mente qualquer doença. Em pou­cos anos cada pessoa do planeta terá acesso à medicina de padrão mundial praticamente de graça.

IMPRESSÃO 3D

O preço de um impressora 3D mais barata caiu de 18 mil dólares para 400 dólares em 10 anos. Nes­te mesmo intervalo tornou-se 100 vezes mais rápida. Todas as maio­res fábricas de sapatos começaram a imprimir sapatos 3D.

Até a estação espacial tem ago­ra uma impressora 3D que elimi­na que elimina a necessidade de se ter um monte de peças de reposi­ção como era necessário anterior­mente. No final deste ano os novos smartfones terão capacidade de es­canear em 3D. Será possível esca­near o próprio pé e imprimir sapa­tos perfeitos em casa.

Na China, já imprimiram em 3D todo um edifício completo de escri­tório de 6 andares.

A previsão é que em 2027, 10% de tudo o que for produzido será impresso em 3D.

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS

Ao escolher a sua profissão ou um nicho que queira entrar, pergun­te a si mesmo: será que esta profis­são existirá no futuro? Se a resposta for sim, pense em como você pode­rá acontecer mais cedo. Se não fun­cionar com o seu telefone, abando­ne a ideia desta profissão. Qualquer ideia projetada no século XX estará fadada a falhar no século XXI.

AGRICULTURA

Haverá um robô agricultor de U$ 100 dólares no futuro, o que é muito barato, em vista de um tra­tor agrícola atual.

Agricultores do terceiro mun­do poderão tornar-se gerentes de suas terras ao invés de trabalhar nelas todos os dias.

Atualmente 30% de todas as ter­ras agriculturáveis são ocupadas por vacas. Esses espaços podem deixar de ser ocupados desta forma.

INSETOS

Há muitas iniciativas atual­mente de trazer proteína de inse­tos para o mercado. Eles fornecem mais proteína que a carne. Será ro­tulada de fonte alternativa de pro­teína, apesar de muitas pessoas re­jeitarem a ideia de comer insetos.

POLÍTICA

Já há aplicativos que são capa­zes de detectar o seu estado de hu­mor. Até 2020, haverá aplicativos que poderão saber se você está mentindo pelas suas expressões faciais. Imagina um debate políti­co onde estiverem mostrando se as pessoas estão dizendo a verda­de ou estão mentindo.

O mundo nunca mais será mes­mo, muito em breve.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias