O ferramenteiro aposentado Adalberto Franco Guimarães e a gestora social Veranilda de Oliveira Guimarães, acolheram, há nove meses, cinco irmãos que estavam morando no Orfanato Rebecca Jekins, na Cidade Ocidental, no entorno do Distrito Federal. Na quinta-feira (12/07), eles entraram com o processo de adoção oficial na Justiça de Goiás.
De acordo com o G1 Goiás, Veranilda já trabalhava no abrigo como diretora e presenciou a situação dos cinco irmãos, Maria Vitória, de 14 anos, Pedro Henrique, 12, Miguel, 8, Gabriel, 6, e Vitor 4. Eles foram afastados da mãe biológica pelo Conselho Tutelar da cidade, por causa de situações de maus-tratos e abandono. Houve uma tentativa de que eles morassem com os tios, mas não foram aceitos.
“Tinham essas cinco crianças que a família pegava e devolvia. Sempre que eu os via eles corriam para me abraçar. Maria Vitória toda vez pedia pra não deixar separar dos irmãos. Fui sendo ministrada com essas palavras”, contou.
Em outubro de 2017, a gestora conta que foi chamada pelo juiz para participar da audiência que separaria os irmãos para que, então, fossem encaminhados para diferentes famílias. “Conversei com meu esposo e ele falou que não achava justo irmãos se separarem. Nós somos pastores, pregamos sobre amor, acreditamos na família e vimos uma oportunidade de praticar, de decidir”.
Vendo todos filhos na escola, Veranilda deixou uma mensagem. “Não vamos mudar o mundo e não estamos resolvendo o problema de todas as crianças, mas fazemos a diferença para esses cinco. Isso nos traz alegria de poder ser esse canal, de poder fazer isso”, concluiu.