A professora Kátia Maria, candidata do PT ao governo do Estado, criticou o projeto que está em tramitação na Câmara Federal – com apoio da presidência da República –, que libera o uso de agrotóxicos no Brasil. Durante visita a assentados em Formosa, no Entorno de Brasília, a candidata defendeu o apoio a agricultura familiar, ao plantio sustentável, sem agressão ao meio ambiente e sem a contaminação dos trabalhadores, do solo e dos mananciais de água que abastecem as cidades. “Vamos potencializar o turístico em Formosa valorizando as belezas da natureza e rural na região para possibilitar a abertura de postos de trabalho e o desenvolvimento sustentável. Vamos investir na capacitação e na assistência técnica para o desenvolvimento da agricultura familiar e fomentar o agroextrativismo e a agroindústria”, frisa.
Formosa tem 114 mil habitantes e completa 175 anos no dia 1º de agosto. É uma das principais cidade do agronegócio do entorno norte/nordeste goiano e conta com um enorme potencial turístico, com suas cachoeiras e o Salto do Itiquira, uma das maiores belezas naturais de Goiás. Tem também o sítio arqueológico do Bisnau, com cavernas como o Buraco das Araras. Contudo, os moradores queixam-se de problemas, como a fraca infraestrutura turística.
Kátia Maria realizou uma visita importante ao Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Formosa (Sintraf) onde reiterou o compromisso com a classe trabalhadora. Kátia ouviu sugestões de melhores na região acompanhada do presidente do Partido dos Trabalhadores do município e pré-candidato a deputado federal Mirim, do pré-candidato a deputado estadual Maurélio, da secretária do PT, Thais, do dirigente estadual do partido, Athos Pereira, e outras lideranças. “O governo de Goiás precisa cumprir com sua função de promover um desenvolvimento mais harmônico, criando condições para que os municípios possam se desenvolver, distribuir renda e gerar qualidade de vida”, alega.
Um presídio estadual foi construído no município e no começo do ano recebeu presidiários de todo o Estado. Os moradores temem que a penitenciária possa influenciar na criminalidade local e na segurança dos moradores. O abastecimento de água é um dos problemas mais lembrados na cidade, a Saneago iniciou a construção de uma barragem para solucionar a falta de água na estiagem, mas a obra está parada. No ano passado, os moradores tiveram que passar por racionamento de água.
Os estudantes da Universidade Estadual de Goiás pedem por mais cursos no Campus e os moradores, reclamam da falta de postos de trabalho. Kátia Maria acredita no potencial agrícola e turístico da região e apresenta propostas para o desenvolvimento destes setores.
Vamos potencializar o turístico em Formosa valorizando as belezas da natureza e rural na região para possibilitar a abertura de postos de trabalho e o desenvolvimento sustentável. Vamos investir na capacitação e na assistência técnica para o desenvolvimento da agricultura familiar e fomentar o agroextrativismo e a agroindústria” Kátia Maria, candidata ao governo de Goiás pelo Partido dos Trabalhadores (PT)