O cirurgião pediátrico goiano Zacharias Calil vai ministrar palestra neste sábado no Congresso Estadual dos Estudantes de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (COEMEDRJ). Na ocasião, o médico falará dos procedimentos que o tornaram mundialmente conhecido: a separação de gêmeos siameses e também o tratamento de linfangioma.
“Essas patologias chamam muita atenção e, geralmente, as salas ficam lotadas nas minhas apresentações”, conta Calil, que já rodou o mundo contando seus procedimentos inovadores na separação de gêmeos siameses.
Zacharias Calil foi o pioneiro da cirurgia de separação de siameses em Goiás e já realizou o procedimento 18 vezes no Hospital Materno Infantil (HMI). A literatura médica mundial indica que, dentre os siameses operados, um em cada cinco sobrevivem à cirurgia. No HMI, esse índice chega a 50%.
Já o tratamento do Linfangioma, que é uma anomalia congênita dos vasos linfáticos e que promove a deformação das estruturas vasculares, também ganhou repercussão mundial devido ao alto índice de sucesso do procedimento. “O linfangioma é uma patologia complexa de difícil tratamento e, em determinadas ocasiões, coloca o paciente em risco de morte. Mas eu e minha equipe no Hospital Materno Infantil conseguimos sucesso em 98% dos casos, o que é considerado o tratamento de maior eficácia no mundo”, conta Calil.
O médico goiano também desenvolveu novas técnicas para o tratamento de hemangiomas e da Hipertricose Lanuginosa Congênita, conhecida popularmente com a síndrome do lobisomen. O sucesso nos procedimentos fez com que o Calil ganhasse repercussão internacional e, em 2014, o canal Discovery começou a gravar uma série de episódios sobre o trabalho do médico goiano.
O médico, que é candidato a deputado federal em Goiás, suspendeu a sua campanha neste final de semana para participar do evento com os estudantes. “Gosto muito de compartilhar minhas experiências com quem está começando a trilhar os caminhos da Medicina”, ressalta Calil.
O evento é organizado por alunos de diversas universidades de Medicina do estado do Rio de Janeiro, que fazem parte da Associação dos Estudantes de Medicina naquele Estado (Aemed-RJ) e será realizado no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Terezópolis (RJ).