Considerada a maior do mundo, a parada LGBT de São Paulo reuniu 3 milhões de pessoas neste domingo (23/06). A Avenida Paulista foi o palco de ativistas e simpatizantes que desfilaram por cerca de sete horas, embalados em 19 trios elétricos.
A parada deste ano teve como tema "O 50 anos de Stonewall", um conflito que aconteceu em um bar nos Estados Unidos e foi um marco para a comunidade LGBT. No evento diversos políticos discursaram, entre eles os deputados federais, David Miranda (PSOL- RJ), Sámia Bonfim(PSOL-SP) e Marta Suplicy( sem partido).
Diversos cantores animaram o público como a internacional Mel C, ex-integrante do Spice Girl e artistas nacionais entre outros, Iza, Carol Conká, Gloria Groove, Aretuza Love, Luisa Sonza, Mateus Carrilho.
Entretanto, o momento mais impactante do evento foi um casamento coletivo, realizado em plena Avenida Paulista. De acordo com os organizadores, a expectativa de público que era de 3 milhões de pessoas, foi atingida. Muitos usaram fantasias e roupas coloridas para celebrar a diversidade.
O ator Tammy Miranda, que é trans, afirmou que gostaria que o evento fosse visto mais como forma de resistência e representatividade que como uma festa.