Segundo a imprensa local, a Albânia foi atingida por um terremoto neste sábado (21), deixando mais de 40 pessoas feridas. O fenômeno foi registrado ao redor de Tirana, a capital do país. Os tremores alcançaram magnitude de 5,6 na escala Richter. As autoridades locais informaram que não há registros de mortos.
Em trinta anos, esse foi o terremoto mais forte ocorrido na Albânia, conforme informações do Ministério da Defesa do país. Segundo o Instituto de Geociências de Tirana, o terremoto ocorreu por volta das 14h(9 horas em Brasília), em uma área marinha a 30 km de Durres e a uma profundidade focal de 10 quilômetros.
Apesar de, aparentemente, não haver mortos, o terremoto causou grandes danos materiais e pânico na população. A faculdade de Geologia da Universidade de Tirana, por exemplo, sofreu desabamento de parte do seu telhado.
"Todos os vizinhos saíram gritando", afirmou Agim, um aposentado de 67 anos que vive em Tirana, à agência Reuters. "Graças a Deus o terremoto não durou muito. Foram cerca de 20 segundos. No 10º andar foi um pesadelo. Não lembro de ter sentido um mais forte do que este", completou.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos mediu a magnitude do terremoto inicialmente em 5,6, mas o Instituto Albanês de Geociência falou em 5,8, com réplicas observadas 11 minutos depois, de intensidade 5,3.
*Com informações do G1