Nesta quarta-feira (22), o governo dos Estados Unidos (EUA) determinou o fechamento imediato do consulado da China em Houston, no Texas. O EUA justifica a medida como uma ação de proteção à propriedade intelectual e informações privadas do país.
O Ministério das Relações Exteriores chinês já havia denunciado a ordem de suspender as atividades no consulado e a informação foi posteriormente confirmada por uma porta-voz do Departamento de Estado norte-americano. Uma declaração do ministério afirma que é uma política de provocação unilateral dos EUA. “Viola seriamente as leis internacionais".
Foi registrada a imagem de um carro de bombeiros do lado de fora do consulado chinês em Houston durante a madrugada e de acordo com portal R7 imagens da mídia local mostram funcionários do consulado queimando documentos.
Em uma entrevista à TV Fox a polícia de Houston afirmou que a queima dos documentos estaria ocorrendo por causa da ordem de despejo. As ações aumentam as tensões diplomáticas entre os países após denúncias sobre hackers chineses tentarem roubar informações.