Por causa da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Goiânia cancelou a edição deste ano do tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro.
A solenidade, que costuma reunir cerca de 10 mil pessoas no Setor Central, celebra a Independência do Brasil e conta com apresentações de tropas militares e estudantes.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia (Secult), o desfile faz parte do calendário municipal há 80 anos. Além das apresentações, o evento conta com voos rasantes de helicópteros, hasteamento das bandeiras de Goiânia, Goiás e do Brasil, além do cântico do hino nacional brasileiro. Autoridades do governo municipal e estadual participam da solenidade.
Anualmente, o percurso do desfile começa na Praça Cívica em direção à Rua 4 e termina na Avenida Tocantins, no Centro da capital.
Solenidade
Acontece sempre pela manhã, é marcada pelo hasteamento das bandeiras de Goiânia, Goiás e do Brasil e pelo canto do hino nacional brasileiro.
A Prefeitura de Goiânia informou que "segue as orientações das autoridades sanitárias e normas de isolamento social" e que, por isso, o evento "está cancelado para evitar aglomeração e propagação do novo coronavírus".
7 de setembro
O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, que é a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que D.Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente.
Atualmente, é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades.
*Com informações do G1