Home / Cotidiano

COTIDIANO

Vacinação antirrábica funciona em sistema drive-thru em Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia iniciou a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos na segunda-feira (14) e pretende ir até dia 26 de setembro em cinco locais da região Sul e Central da capital.

A vacina é gratuita e pode ser aplicada em cães e gatos a partir de três meses de idade. Os responsáveis pelos animais deverão usar máscara de proteção nos locais de vacinação.

Segundo a secretaria, por conta da Covid-19, a imunização será dividida em fases e não haverá dia “D” de vacinação. 

Os locais de imunização para os animais segue protocolos de segurança.

Importância

De acordo com o Centro de Zoonoses, Isaías de Araújo a vacina é importante prevenção da raiva animal e humana. Ao vacinar o animal, a pessoa protege seu pet e também sua família.

A campanha começou na região Central e Sul e depois seguirá nas regiões Norte, Leste, Oeste, Noroeste e Sudoeste. Durante toda a campanha haverá um posto fixo de vacinação na diretoria de Vigilância em Zoonoses, localizado na Rodovia GO-020, Km 08, Setor Vale das Pombas, em Goiânia.

Locais de vacinação nas regiões Sul e Central:

Dias 14 a 26 de setembro (exceto domingos):

  • Parque de Exposições no Setor Nova Vila (drive-thru e pedestre) - Rua 250, nº. 70-462 - Setor Nova Vila;
  • CEMEI João Paulo I no Jardim América (pedestre) - Av. C-106, Qd. 415 L-5 - Jardim América;
  • Jardim Botânico (drive-thru e pedestre) - Av. Botafogo no Setor Pedro Ludovico.

Já nos dias 19 a 26 de setembro, exceto domingos, haverá vacinação para pedestres na Escola Municipal Jesuina de Abreu no Parque Amazônia e na Escola Municipal Dona Belinha na Vila Izaura. Os horários ainda serão definidos.

Casos de raiva

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o último caso de raiva humana em Goiânia foi em 1999 e o último de raiva canina no ano de 2000.

Por não haver mais registros após essas datas, as campanhas de vacinação antirrábica deixaram de ser realizadas nos anos de 2011, 2015 e 2019. A última foi em 2018 e ao todo, foram vacinados 163.746 cães e gatos.

*Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias