Representantes do movimento negro de Goiânia se reuniram com coordenadores de campanha da coligação Pra Goiânia Seguir em Frente, que tem Maguito Vilela como candidato a prefeito e Rogério Cruz na disputa como vice-prefeito. No encontro na noite de quarta-feira (25), a coligação assumiu o compromisso de valorizar a cultura e garantir os direitos da população negra da capital. Estiveram na atividade militantes da causa, representantes da capoeira e do candomblé.
“Estamos fortalecendo esta corrente em prol do nosso prefeito Maguito Vilela e nós estamos aqui com a certeza de que a partir deste governo, que será Maguito e Rogério Cruz, a nossa comunidade negra, a nossa legislação e as questão que envolvem todo o povo negro serão vistas com o carinho que merece, não só na secretaria, mas em toda Goiânia”, afirmou Ivana Leal, representante do Movimento Negro Unificado.
O militante Leandro Dias reconheceu o projeto da coligação como o mais preparado para garantir inclusão e políticas públicas efetivas e cita como exemplo as realizações de Maguito à frente da prefeitura de Aparecida de Goiânia. “É importante o povo negro se ligar para elegermos o Maguito, ele fez uma boa gestão em Aparecida e com diálogo constante com o movimento negro. É um cara que tem mesmo um compromisso com as nossas políticas públicas.”, destacou.
Candidato a vice-prefeito, Rogério Cruz enfatizou a importância de estabelecer ações que valorizem a cultura e promovam inclusão de todas as pessoas, em especial a população negra. “Tratamos sobre a questão do antirracismo e também destacamos a importância que a nossa cultura seja preservada, e temos certeza de que na gestão de Maguito a cultura afro será muito respeitada. Nosso objetivo é criar uma cidade que ofereça oportunidades e qualidade de vida para cada um de seus moradores e é isto que vamos fazer, se Deus nos permitir governar esta cidade”, enfatizou Rogério.
A atividade contou ainda com a participação de representantes das entidades que buscam oportunidades para reforçar o empreendedorismo na cidade, como Kallyta Mendes, da Associação de Empresários e Empreendedores para Fortalecimento do Afroempreendedorismo (ASCENDA); Ana Maria, do Coletivo de Empresários Afro-brasileiros, além de dirigentes partidários e convidados. O Mestre André, ex-secretário de Igualdade Racial de Aparecida de Goiânia, também participou do encontro.