Home / Cotidiano

COTIDIANO

SMS alerta para movimentação do vírus da febre amarela em Goiás

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o estado registrou 10 mortes de macacos por febre amarela. Os últimos casos verificados foram nos municípios de Goiânia, Aragoiânia e Aparecida de Goiânia.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as primeiras quatro mortes de macacos foram constatados no dia 20 de outubro. No entanto, no dia 29 foram confirmados mais três mortes. Na quarta-feira (5), o estado registrou outras três mortes, chegando a 10 casos.

Segundo a pasta, a morte dos animais demonstra que o vírus está circulando, intensificando a necessidade de vacinação contra a doença. A dose é indicada para pessoas com idade entre 9 meses a 59 anos, podendo ser aplicada, gratuitamente, em mais de 70 salas de vacinação na capital. A imunização é feita com uma única dose.

De acordo com o site G1, para Grécia Carolina Pessoni, diretora de Vigilância Epidemiológica de Goiânia, confirma que os macacos são vítimas da febre amarela, tanto quanto as pessoas que não são vacinadas podem ser. E acrescenta que é importante lembrar que os animais não transmitem a doença e, não devem ser alvo de ataques de humanos.

"O macaco serve como um alerta porque está na linha de frente, ele é o primeiro a ser contaminado. [...] Não oferece risco nenhum para nós", destacou.

Cidades com registros de mortes de macacos pelo vírus

• Goiânia: 5 • Abadia de Goiás: 1 • Aragoiânia: 2 • Aparecida de Goiânia: 2

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias