Pensando em como estimular o hábito da leitura entre os brasileiros, uma startup encontrou a maneira idea: disponibilizar livros pelo celular. Todo mês um livro é liberado de forma gratuita por um time de curadoria.
Um diferencial para o negócio foi fazer parcerias com operadoras de celular, que oferecem o serviço de livro digital de graça para seus clientes de planos pós-pago e controle. E para esses clientes basta só fazer o cadastro com o número de telefone.
Durante a pandemia, houve um aumento na plataforma de 275% no número de leitores. Se o leitor não gostar da sugestões, ele pode fazer uma troca com base no catálogo disponível.
Para lançar a plataforma o Rodrigo Meinberg junto com dois sócios investiu R$ 20 milhões. A startup monetiza com uma porcentagem paga pelas operadoras, que ela não divulga.
Independente da troca de planos, os livros disponibilizados são dos clientes. A expectativa do negócio é triplicar a base de leitores nos próximos 12 meses.
"O livro é dele. Sempre que instalar e desinstalar em outro aparelho tudo é dele independente de estar num plano. É uma biblioteca virtual dentro do smartphone", afirma Rodrigo.
O App tem a "trilha gratuita" e outra com assinatura mensal de R$ 23,90 para que clientes acessem mais opções. O site é https://skeelo.app/