Neste domingo (24), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigiu mais uma vez, conhecimento de conteúdos relacionados a situações do dia a dia dos estudantes. Professores do cursinho Descomplica que fizeram a avaliação, relataram que houve questões sobre funcionamento do fone de ouvido, consumo de etanol por carros elétricos, cálculo de orçamento familiar, uso de óleos essenciais e proteção contra raios.
Segundo Leonardo Gomes, professor de física do Descomplica, uma das perguntas comparava uma miniatura da Torre Eiffel à construção em tamanho real; outra exigia que o aluno dominasse o princípio de fissão nuclear em uma bomba atômica.
"O nível de complexidade estava dentro do esperado para o Enem. Só uma questão de ondas em tubos fechados que estava mais difícil, apesar de muito interessante", diz.
Fenômenos como vazamento de petróleo e nanotecnologia, também foram mencionados.
De acordo com a professora Luanna Ramos, que é professora de matemática, duas perguntas que podem ter oferecido maior dificuldade aos candidatos: uma de inequação modular, que era mais trabalhosa, e outra de logaritmo (que, apesar de não ser complexa, trata de um tema não apreciado pela maior parte dos alunos).
"Tudo o que costuma cair, caiu: probabilidade, notação científica, regra de três, análise combinatória, porcentagem, média. Só senti falta de algo com funções trigonométricas."
Estrutura da prova
O segundo dia de provas tem 45 perguntas de ciências da natureza e 45 de matemática. A partir das 15h30, os candidatos podem sair das salas, mas sem o caderno de questões. O exame vai até as 18h30.
Primeiro domingo: MC Fioti e salários de Neymar e Marta
O 1º dia de Enem 2020 teve 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação, cujo tema foi o estigma associado à saúde mental.
Na prova de linguagens, uma das questões de destaque comparava os salários dos jogadores Neymar e Marta. Também houve uma citação à música "Bum bum tan tan", de MC Fioti - por coincidência, no mesmo dia domingo, foi aplicada a primeira dose da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.