A Nasa, agência espacial americana, anunciou nesta terça-feira (23) que fará a primeira tentativa de voo de um dispositivo motorizado em Marte no início de abril, quando testará o helicóptero Ingenuity.
A previsão é que o voo ocorra em 8 de abril, mas o dia exato ainda pode mudar. O local de decolagem está localizado ao norte do lugar de pouso do rover Perseverance, na cratera de Jezero.
Perseverance e Ingenuity
Por enquanto, este helicóptero ultraleve, semelhante a um grande drone, está dobrado e acoplado à parte inferior do rover Perseverance, que pousou no planeta vermelho no mês passado.
"Nossa melhor estimativa no momento é 8 de abril", revelou Bob Balaram, engenheiro-chefe do Ingenuity, em uma entrevista coletiva sobre a data do evento que será o equivalente ao primeiro voo de uma aeronave na Terra pelos Irmãos Wright em 1903.
No entanto, o dia exato da tentativa de voo ainda pode mudar, esclareceu o engenheiro.
Se o experimento for bem-sucedido, será uma façanha, porque o ar marciano tem uma densidade equivalente a apenas 1% da atmosfera da Terra.
O dispositivo receberá instruções da Terra algumas horas antes, mas analisará sua posição em relação ao solo durante o próprio voo, tirando 30 fotos por segundo.
A Nasa já determinou o terreno sobre o qual o mini-helicóptero voará, localizado ao norte do local de pouso do rover.
O Perseverance ainda não chegou ao destino, o que "levará mais alguns dias", disse Farah Alibay, chefe de ligação da Nasa entre as equipes encarregadas do veículo e do helicóptero.
O Ingenuity será posicionado no local preciso de lançamento antes de ser desacoplado do rover, que então se distanciará dele.
Assim que o helicóptero estiver a uma distância segura do Perseverance, o rover deve se mover cerca de cinco metros para não obscurecê-lo, o que levará aproximadamente 25 horas. O helicóptero precisará do sol para abastecer de energia seus painéis solares antes da chegada da gelada noite marciana.
O rover será então posicionado em um ponto de observação para capturar as proezas da nave com suas câmeras, será posicionado em um ponto de observação para capturar o voo da nave com suas câmeras.
Composto por quatro pés, um corpo e duas hélices sobrepostas, o Ingenuity pesa apenas 1,8 kg e mede 1,2 metros de largura.
O programa de desenvolvimento da missão que o Ingenuity faz parte, a Mars 2020, custou à Nasa cerca de US$ 85 milhões.
O robô explorador Perseverance, que carrega o Ingenuity neste momento, pousou na superfície de Marte em 18 de fevereiro, sete meses depois de a missão ter partido dos Estados Unidos. A chegada na cratera de Jezero, transmitida ao vivo pelas redes sociais, é considerada o local de pouso mais perigoso já tentado em uma missão espacial.
O Perseverance ainda não chegou ao destino, o que "levará mais alguns dias", disse Farah Alibay, chefe de ligação da Nasa entre as equipes encarregadas do veículo e do helicóptero, segundo a France Presse.
Os cientistas acreditam que, entre 3 e 4 bilhões de anos atrás, havia no planeta vermelho um lago onde hoje está a cratera de Jezero. O local tem sedimentos similares aos encontrados na Terra, que podem conter vestígios de organismos.
No futuro, esses dispositivos podem ser cruciais para a exploração de Marte, pois são capazes de ir onde os rovers não conseguem chegar, como os desfiladeiros.
O plano de voo também foi divulgado
A rota do primeiro voo será simples e rápida: o helicóptero irá se desacoplar do Perseverance, se distanciará do mesmo até alcançar uma distância segura e então decolará verticalmente.
Espera-se que o primeiro voo seja muito simples: após decolar verticalmente, o helicóptero voará a uma altitude de 3 metros, pairar ali por 30 segundos e fará uma curva antes de pousar no solo novamente.
Apesar de parecer fácil, a tentativa de voo em Marte terá um grande desafio, uma vez que a atmosfera marciana tem uma densidade equivalente a apenas 1% da atmosfera da Terra.
Por fim, para realizar o voo, o Ingenuite também precisará do sol para abastecer de energia seus painéis solares antes da chegada da gelada noite marciana.
Independentemente do resultado, o evento será histórico, pois será a primeira tentativa de voo de um dispositivo motorizado em outro planeta.
Estão planejados até cinco voos de dificuldade gradual, distribuídos ao longo de um mês, de acordo com a Nasa.
*Com informações do G1 e Ultimas Noticias
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.
Leia também:
- Postos em BH que forneciam menos combustível teve bombas interditadas pelo Procon-MG | Diário da Manhã (dm.jor.br)
- Idosa é acorrentada pelo ex-marido em passarela de acesso ao BRT no RJ | Diário da Manhã (dm.jor.br)
- OAB pede a Aras que processe criminalmente Bolsonaro por má gestão da pandemia | Diário da Manhã (dm.jor.br)
- Navio gigante encalha no Canal de Suez e petróleo aumenta | Diário da Manhã (dm.jor.br)
- Projeto de lei no MT prevê medidas mais rígidas contra a Covid-19 | Diário da Manhã (dm.jor.br)
- Bahia compra 9,7 milhões de doses da Sputnik V | Diário da Manhã (dm.jor.br)