As unidades do Elite Rede de Ensino realizam, anualmente, a Copa Elite, projeto idealizado não só para estimular a prática de atividades esportivas, mas também para promover momentos de socialização, conhecimento corporal e assimilação de competências sociais. Ou seja, é um momento de unir toda a comunidade escolar e conscientizá-la sobre o que a atividade física é capaz de proporcionar.
A edição 2021 foi um pouco diferente do modelo habitual por conta da pandemia que ainda vivemos e chamada de Copinha Elite. Algumas atividades, como o circuito motor, seguiram presenciais, enquanto outras, como a caça ao tesouro, foram adaptadas para o modelo on-line com a participação das famílias. Apesar das mudanças, contudo, a responsabilidade social, um dos pilares do evento, não foi deixada de lado. Em conjunto com as ações do projeto Elite do Bem, foram arrecadadas, durante o evento, mais de cinco toneladas de alimentos não-perecíveis, além de roupas, de rações e do incentivo à doação de sangue, envolvendo as unidades do Elite de todo o Brasil. As doações tiveram como destino instituições de caridade e hospitais do DF, de Goiás, do Mato Grosso do Sul, do Paraná e de São Paulo.
“Se um dos propósitos da Copa Elite é falar sobre cooperação, nada melhor que colocar nossos alunos em ações que beneficiem o próximo, incentivando movimentos de solidariedade e levando-os a refletir sobre as diferenças sociais e os impactos de cada um no mundo. Não foi difícil introduzir o tema, os noticiários não param de demonstrar os impactos que a pandemia vem trazendo para cada região. Os alunos, mesmo sem querer, estão vivenciando tudo isso. Participar de campanhas fez com que cada um pudesse contribuir da sua maneira e demonstrou mais ainda como juntos somos mais fortes”, explica Nathália Ferrari, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Elite.
Nathália também comentou sobre a elaboração do projeto em um ano atípico. “Modificamos as atividades, escolhemos com muito cuidado o que atenderia aos novos protocolos e o que auxiliaria no aprimoramento de habilidades de que cada faixa etária estava precisando. Conseguir trazer leveza para dentro da escola foi um grande diferencial para toda a rede". Para a coordenadora, poder ver a alegria e o divertimento de volta às unidades – mesmo que adaptados aos protocolos de distanciamento – é uma das provas de que sempre podemos contribuir para melhorar a saúde mental e física de todos que estão ao nosso redor.
COTIDIANO
Evento escolar arrecada mais de cinco toneladas de alimentos
Leia também:
edição
do dia
