A forma como a CPI da Covid está se dando em Brasília revela, como espelho, o momento tenso em que vive o País, principalmente o seu sistema, o seu viés político. Palavras, expressões de baixo calão, declarações com a tentativa de se manipular, provocações de parlamentares do baixo e alto clero, além de contradições que levam a CPI a um desafio ímpar, que é o de se chegar a um estágio final satisfatório de investigação e apuração e que não comprometa o seu resultado. O problema tem sido os momentos, já reincidentes, de convocados em tentar desmoralizar o trabalho dos membros da CPI. Um exemplo, o do vendendor Luiz Dominguetti, que apresentou ontem um áudio, durante o seu depoimento, sem conferir a sua veracidade, com a tentativa de desmoralizar uma das principais testemunhas (o deputado Luis Miranda) na acusação do superfaturamento na venda da vacina Covaxin. Logo após apresentar o aúdio, o convocado se ridime e admite não estar certo do que ‘apresentou’, levando uma grande dúvida e atrapalho à Comissão Parlamentar de Inquérito. A continuar assim, admitamos, o circo é que está verdadeiramente armado.
Café da Manhã
Novo
Hoje, o deputado federal Marcel Van Hattem (ele é do Novo, foto) participa em Goiânia de ato de filiação. É o primeiro evento de pré-campanha do Partido Novo em Goiás de olho nas eleições de 2022.
Dois nomes
Para ocupar a vaga do ministro Marco Aurélio, no STF, dois nomes aparecem com mais ênfase: a do ex-ministro André Mendonça e a do atual procurador-geral da República, Augusto Aras.
Nunquis
O ex-ministro de Justiça de Jair Bolsonaro, Sérgio Moro, no início da gestão do presidente, cotado para o cargo, nem pensar.
Dívidas
Ex-dono de uma casa noturna no Rio de Janeiro, o ex-craque e senador Romário, teve uma mansão, lancha e carros penhorados para pagar dívidas.
Não mesmo
O deputado Arthur Lira, que preside a Câmara Federal, já deu pistas de que dificilmente o pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro passa.
Armação
Dá para perceber. O áudio do deputado Luis Miranda, apresentado pelo ‘vacineiro’ Luiz Paulo Dominguetti, não tem nada a ver com a tal da vacina Covaxin. O assunto é de tempo atrás, diz Miranda.
Reclamações
Muitos candidatos ainda reclamam da última prova do Exame da OAB, pare eles, truncado, confuso e difícil. A cada dia, a OAB busca uma forma de reprovar os bacharéis. Mais na frente, um grande problema para a autarquia.
Perigosa
Em Portugal, a variante indiana Delta, da Covid, fez o governo decretar toque de recolher.
Demais
Se Dominguetti tentou mesmo enganar os membros da CPI da Covid é muito cara de pau.
O primeiro
Pelo jeito, o primeiro a ser preso na CPI da Covid deverá ser Luiz Paulo Dominguetti, talvez na acareação com o deputado federal Luis Miranda.
Vilmar e Policárpio falam sobre Plano Diretor
Em encontros para formar chapas fortes de candidatos a deputado estadual e federal, o presidente regional do PSD, Vilmar Rocha, se reuniu, também, com o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (ele é do Patriota). A reunião foi agendada pela vereadora Sabrina Garcez (PSD) e contou com as presenças do presidente do PSD Metropolitano, Simeyzon Silveira, e do diretor-geral da Assembleia Legislativa, Wesley Borges. Segundo Vilmar, ‘Romario Policarpio é uma revelação da política goiana, uma pessoa séria e de valor e o seu perfil se encaixa muito com o perfil do PSD’. Vilmar e Policarpo aproveitaram o encontro para conversar sobre a Região Metropolitana de Goiânia. O presidente do PSD foi secretário estadual de Assuntos Metropolitanos e acompanhou toda a discussão e elaboração do Plano Diretor.
Feijões milagrosos que não curam
Os produtos miraculosos prometidos pelo templo do bispo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, não conseguiram salvar seu irmão da Covid, o bispo Vanderley Santiago, que morreu na última terça-feira, vítima da doença. A igreja de Valdemiro chegou a vender uns tais de ‘feijões mágicos’ para combater a doença, mas, pelo jeito, não surtiram os efeitos desejados. Não mesmo.
Em comemoração ao Dia do Bombeiro
Celebrado hoje, o Buriti Shopping recebe uma exposição de veículos e equipamentos usados em operações do Corpo de Bombeiros Militares de Goiás. Até o dia 4, na Praça de Eventos, o público pode conferir duas motos e uma viatura da corporação, além de tirar dúvidas e conhecer um pouquinho da história dos bombeiros. Entrada free.
O problema
É que as milhares de morte por semana ainda não inibem nossas autoridades. Em São Paulo, já se admite a liberação do Réveillon e do Carnaval. Como se tudo estivesse normal!
Ontem foi realizada
Uma live para o lançamento do movimento ‘OAB para poucos, nunca mais’, que tem como pré-candidato à presidência da autarquia goiana o advogado Júlio Meirelles. O lançamento aconteceu com a presença de vários advogados, que apoiam a sua pré-candidatura.
‘Machões da internet ficam caladinhos na CPI’
Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, disse isso para quem, alguém sabe?!!
’Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.’ - 1 Pedro 2:9