Home / Cotidiano

COTIDIANO

MDB vai reivindicar legado de Maguito Vilela em Aparecida

Emedebistas não estão dispostos a facilitar a vida do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, que deixou o MDB goiano recentemente sob o argumento de que o partido não teria sido democrático no processo de escolha do caminho que deveria seguir nas eleições do ano que vem. Depois de uma ampla consulta realizada pelo presidente da legenda em Goiás, Daniel Vilela, 92% dos integrantes e lideranças do MDB decidiram que a aliança com o DEM do governador Ronaldo Caiado representa a melhor alternativa para 2022. Mendanha, no entanto, queria que o partido lançasse candidato próprio ao Governo. Voto vencido, preferiu deixar a legenda que o projetou politicamente. Agora, os ex-correligionários defendem a tese de que o MDB deve fazer justiça ao nome do ex-prefeito da cidade, padrinho político de Gustavo Mendanha, Maguito Vilela, morto em janeiro deste ano vítima das complicações da Covid-19. Maguito foi infectado pelo vírus durante o início da campanha para prefeito de Goiânia, no ano passado. Ele ganhou a eleição para prefeito da capital, mas não chegou a assumir o mandato. Segundo esses emedebistas, se Aparecida de Goiânia hoje é o que é, isso se deve a Maguito, que governou a cidade por dois mandatos, entre 2009 e 2016, e que, usando de toda sua competência administrativa e experiência acumulada ao longo de mais de 40 anos na política, transformou a cidade num grande polo industrial e um dos municípios que mais crescem em todo país. A estratégia, segundo aliados do presidente Daniel Vilela, que é filho de Maguito Vilela, é deixar claro para a população que o ex-prefeito da cidade a colocou no patamar que hoje se encontra e que se o atual prefeito de Aparecida de Goiânia quiser se locupletar desse legado deverá dar o mérito a quem realmente o tem. "Maguito transformou Aparecida de Goiânia, em todos os aspectos, e o próprio Gustavo é obra dele. O que defendemos é que o nome de Maguito seja imortalizado em Aparecida de Goiânia e que o seu legado não seja terceirizado", explica um emedebista ouvido pela coluna. Para essa turma, Gustavo Mendanha trai a memória de Maguito quando se aproxima de grupos políticos que sempre foram oposição ao MDB. "O próprio Mendanha jamais seria o que é hoje se não fosse o empenho de Maguito Viela", finaliza.

Fio Direto

Críticas
O promotor de Justiça do MP-GO Haroldo Caetano, crítico da Operação Lava Jato, diz que não vai protestar contra a PEC 05/2021, proposta que, em tese, permitiria interferências políticas no Ministério Público. Segundo Caetano, "dizer 'não' à PEC 5 não é debater; é só mais uma forma de negacionismo mesmo", afirma.

Críticas II
Para Haroldo Caetano, o controle constitucional e democrático das instituições é inerente à República. "Para quem finge não saber, a existência do MP é fruto de decisões políticas. E o projeto, pontual, é necessário para conter o lavajatismo na instituição", avalia.

Especulações
A assessoria do vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota (Cidadania), nega boatos de que Tejota estaria deixado o partido e especulações acerca do seu futuro político. De acordo com nota divulgada à imprensa, Lincoln é o presidente estadual do Cidadania e que, como líder da sigla em Goiás, trabalha para fortalecimento do partido.

Confiança
A nota diz que Lincoln Tejota tem a confiança do presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, e trabalha na construção de chapa de candidatos a deputados estaduais e federais para as próximas eleições, por meio do diálogo com sua base e com a executiva da legenda no país.

Perseguição
O ex-presidente da OAB-GO Ismar Estulano publicou no DM Online um artigo em que, embora reconheça as qualidades profissionais do candidato Pedro Paulo de Medeiros, relata o que seria, segundo ele, o modo de ação política da OAB Forte, grupo que patrocina a candidatura do advogado Pedro Paulo. O texto é impactante, com uma denúncia muito séria.

Divergências
Divergências entre o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), e o presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM), colocam dúvidas em relação às sugestões de indiciamento que serão enviadas ao Ministério Público ao fim dos trabalhos. O presidente da CPI teria ficado furioso com o vazamento de trechos do relatório e considerou tal fato como "quebra de um acordo".

Tudo certo
O senador Renan Calheiros buscou minimizar as consequências do vazamento e disse estar aberto às opiniões dos colegas. Na visão dele, o "grande trunfo" do colegiado foi a formação de um grupo majoritário, formado por 7 parlamentares, o que garantiu a prevalência em todas as votações de requerimentos e outros pleitos durante as diligências e oitivas.

Jornada da Cidadania da PUC Goiás

A Jornada da Cidadania da PUC Goiás será realizada de 19 a 23 de outubro, no formato híbrido, com atividades presenciais e on-line. São oferecidos à população atendimentos na Estação Saúde (Área 1, Praça Universitária) e visitação guiada de escolas no Memorial do Cerrado, (Câmpus II, Jardim Mariliza). A abertura do evento ocorrerá nesta terça-feira, 19, às 10 horas e todos os serviços são gratuitos.

A Estação Jurídica vai funcionar com teleatendimento pelos telefones 3946-3008 e 3009, das 8h às 17 horas. Serão realizadas audiências de conciliação, consultas jurídicas nas áreas civil, penal, trabalhista e previdenciária e ajuizamento de ações trabalhistas por meio de petição online a ser realizada mediante convênio com o TRT 18ª Região.

A Estação do Conhecimento terá a oferta de mais de 170 minicursos, que serão ministrados no formato on-line, na plataforma Teams. Os minicursos visam aprofundar diversos temas, visando a formação continuada.

Linha cruzada

Os contribuintes que pretendem solicitar a isenção das custas e despesas judiciais e taxas de cartório (gratuidade) durante a XVI Semana Nacional da Conciliação, já podem entrar no site da Prefeitura de Goiânia e realizar o agendamento, que foi liberado ontem, 18/10.

Foram disponibilizadas, no total, mais de 900 senhas para atendimento de gratuidade que ocorrerá no período de 25/10 a 9/11. Nos dias 1º e 2 de novembro ficam suspensas as atividades em virtude do feriado de Finados.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias