Home / Cotidiano

COTIDIANO

Tempestade de poeira deixa quatro mortos em SP

A tempestade de poeira registrada na sexta-feira, 1, atingiu 13 cidades do interior paulista e matou quatro pessoas. Entre as cidades atingidas, estão São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba e Tupã.

Em Tupã, os ventos de 80 km/h derrubaram o muro de uma obra sobre um funcionário, Fábio Alex Marques Castro, de 42 anos, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Em Santo Antônio do Aracanguá, brigadistas combatiam um incêndio que já estava quase controlado, e foi quando a nuvem de poeira chegou e espalhou o fogo novamente. Sem saber para onde correr e se abrigar em meio ao fogo e aos fortes ventos com poeira, três homens morreram.

Segundo o Tenente do Corpo de Bombeiros de Araçatuba, Dailton Vieira de Oliveira, dois funcionários de uma usina passavam próximo do local e foram atingidos pela nuvem de poeira, eles desceram do caminhão em que estavam para se abrigar. O terceiro óbito foi de um funcionário da fazenda que estava combatendo as chamas acompanhado de seu filho, que também foi atingido pelos fortes ventos.

Outras quatro pessoas ficaram feirdas com queimaduras, e cerca de 80 animais que estavam em um pasto morreram queimados.

"Se fosse só a poeira, e a gente se abrigando em um local seguro, protegendo as vias aéreas, a nuvem de poeira vai passar tranquilamente. O complicador nesse caso, foi a caloria, que é essa nuvem de poeira, que arrastou consigo a fumaça, vindo a incendiar outras áreas também", afirma Dailton.

Leia também

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias