Seja no centro da cidade, em um parque, na praia ou nos famosos "food trucks", vez ou outra sentimos aquele aroma de canela com açúcar que remete à infância, um cheiro indescritível e quase que unânime: o churros.
Sua origem é incerta, teorias afirmam que quando os portugueses foram para o oriente, trouxeram junto com eles novas técnicas culinárias, uma delas era alterando a massa de Youtiao. Porém ao invés de puxarem a massa, deixando-a esticada, eles alteraram para a forma de uma estrela, pois não aprenderam a técnica oriental de puxar a massa.
E aqui vale uma curiosidade: o imperador chinês na dinastia Ming classificou como pena de morte quem compartilhasse os conhecimentos orientais com estrangeiros.
Um outra teoria é de que os pastores espanhóis criaram o churros, neste caso, a massa era produzida facilmente e frita em fogo aberto, nas montanhas, onde os pastores viviam.
Seja qual for a origem, o churros está presente no mundo todo. Nos países hispano-americanos, desde a Argentina até o México, o doce não costuma possuir recheio, como no Brasil e em Portugal. Por aqui, o churros é geralmente recheado com doce de leite ou chocolate. Ele também é consumido nos Estados Unidos, França, Espanha, entre outros.
Em Cuba, por exemplo, pode-se encontrar o churros recheado de fruta, como a goiaba, por exemplo. Em alguns países é servido com chocolate e baunilha e no Uruguai existem churros recheados com queijo derretido.
Foi na década de 1960 que o churros deu as caras no Brasil, e de lá para cá foi ganhando tamanha popularização que hoje é um dos doces mais consumidos pelos brasileiros.
A cultura do churros no Brasil é tão forte que é possível encontrá-lo em saídas de escolas particulares e públicas, de terminais de ônibus a shopping centers, além de churros tradicionais aos gourmetizados, shows e eventos.
Os churros gourmet, inclusive, ganharam um grande espaço no Brasil, com receitas e sabores diferenciados. Alguns exemplos são churros com M&Ms, beijinho, baunilha, morango, pedaços de Kit Kat, acompanhados de embalagens caprichadas, estes são encontrados principalmente em centros comerciais e sob encomenda.
Neste Dia Mundial do Churros, vale a pena comemorar deliciando-se do doce mais popular dos brasileiros, que muitas vezes vem acompanhado de um chocolate quente para mergulhá-lo e deixá-lo ainda mais saboroso. Confira lugares em Goiânia para aproveitar o dia.
- Fran's Café - Rua João de Abreu, nº 192 (Edifício Aton), Setor Oeste.
- Churro da Calais - Presente em: Carrefour Flamboyant, Aeroporto, Assaí (T-9), Exta Hipermercado e Parque Flamboyant.
- Dolce e Canella - Flamboyant Shopping Center.
- La Eskina - Avenida T-4, nº 385, Setor Bueno.