O município de Senador Canedo foi destaque nacional em programa de educação financeira. O evento aconteceu nesta quarta-feira,10, na sede do Banco Central do Brasil, em Brasília.
O secretário municipal de Educação, Marcelo Costa, representou os secretários municipais de todo o Brasil.Senador Canedo é destaque nacional na programação do Projeto Aprender Valor do Banco Central.
No ano de 2021, foi a primeira etapa do projeto, que trabalha com educação financeira, com alunos do ensino fundamental. Seis estados e 49 municípios participaram, sendo um total de 249 escolas públicas envolvidas.
Em Senador Canedo, alunos 5º, 7º e 9º ano da Escola Municipal Izabel de Matos, na região Central da cidade, e da Escola Municipal Clarinda Rodrigues, região do Jardim das Oliveiras, estiveram nessa primeira fase da segunda etapa.
Com os bons resultados obtidos, o município está na segunda fase, com a ampliação da proposta para toda rede municipal de ensino.
O secretário municipal de Educação, Marcelo Costa, ressaltou o ganho da iniciativa para os estudantes. “Trata-se mais do que falar em valores, em si, números, mas há um destaque de temas, como a sustentabilidade, que possibilita a construção da cidadania para nossos alunos”.
Aprender Valor
Os alunos com idade entre 10 e 17 anos, têm a oportunidade de aprender conteúdos relacionados a poupança ativa, investimentos, além de trabalhar de forma contextualizada assuntos financeiros diversos, e demais habilidades contextualizadas na Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas.
Entre os participantes está o aluno Kauã Chrystian da Silva Cunha, 13 anos, da Escola Municipal Izabel de Matos. Ele vê as aulas de Educação Financeira como uma oportunidade para a vida. “É algo que eu posso contar para meu futuro, em saber quais ações eu posso tomar para enfrentar uma dificuldade caso eu possa ter”, destaca.
Com a temática “Educação Financeira para Multiplicar Sonhos”, os conteúdos do Aprender Valor estimulam os alunos para uma cidadania financeira. Assuntos como planejamento, o ato de poupar e o uso consciente de crédito são passados, principalmente no estímulo do uso correto do “ato de consumo”. Valores como democratização do sistema financeiro, e suas ações, autonomia financeira e sustentabilidade são levados a professores e alunos, tornando assim multiplicadores.
Com a Pandemia, as atividades foram pensadas em um formato híbrido. Aulas e avaliações ocorrem tanto no formato on-line quanto no presencial. Neste último caso, todas as ações sempre foram pensadas de acordo com os protocolos sanitários.