O presidente da República Jair Bolsonaro, recém filiado ao Partido Liberal (PL), saiu de Brasília no final desta quarta-feira (1º) para fazer uma nova visita a Anápolis.
O compromisso constou da agenda oficial do Chefe de Estado para participar de uma cerimônia alusiva ao 60º Aniversário de Ativação do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa e à Segunda Ordem do Millennium – a primeira ocorreu em 2020, para eternizar a chegada da aeronave KC-390 Millennium na Força Aérea Brasileira.
Na ocasião, o presidente também participou do recebimento do quinto KC-390, que é considerado um dos aviões mais potentes do mundo.
Com velocidade de até 870 km/h, o KC-390 é uma aeronave de transporte de tropas e cargueiro militar. Ele consegue levar até 80 soldados, três tanques (veículos de combate terrestre) ou um helicóptero do modelo Black Hawk H-60.
Segundo a Embraer, O KC-390 pode ser utilizado em lançamentos aéreos de paraquedistas e cargas, reabastecimento em voo, combate aéreo a incêndios, evacuação aeromédica e busca e salvamento. O avião multimissão também é capaz de ser reconfigurado em até três horas.
Em 2014, o alto Comando da Aeronáutica e a Embraer firmaram um acordo para a produção de 28 unidades do avião.
Em nota divulgada no início de novembro deste ano, o atual comandante da aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, anunciou a redução das encomendas de 28 para 15 aviões.