Home / Cotidiano

COTIDIANO

Canteiro de obras monta árvore de Natal com restos de obra, em Goiânia

A árvore está dentro do canteiro de obras do residencial Horizonte Flamboyant. Mas, além de enfeitar o ambiente e fazer com que todos entrem no clima de Natal, ela traz um outro importante recado: a preservação ambiental.

“Utilizamos restos de materiais improváveis para serem usados como decoração e mostramos que é possível fazer o reaproveitamento”, diz a técnica de segurança de trabalho, Meiryelle Souza que contou com a ajuda do carpinteiro Eduardo Muniz para a montagem. Todos os anos, a construtora responsável pela obra, a GPL Incorporadora, incentiva os colaboradores dos canteiros a decorarem seus canteiros no fim de ano.

De fácil execução, ela foi montada em menos de uma hora e conquistou a admiração dos trabalhadores. O auxiliar administrativo de obras, Francisco Hosane, resolveu inclusive levar a iniciativa para a igreja que frequenta, no Setor Garavelo. E não é a primeira vez que ele faz isso. Ano passado, ele também montou uma árvore de Natal com restos de obra em sua casa, depois de ver a decoração feita com restos de madeira e de proteção a vergalhões no canteiro.

“Normalmente, as pessoas ficam surpresas, não esperam que é possível reutilizar esses materiais”, diz. Para ele, essa é uma forma de despertar a consciência ambiental, estágio que ele avalia que é preciso avançar. “Ainda desperdiçamos muito”, opina.

Apesar do Brasil contar com uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, o país recicla apenas 2,1% do total de resíduos coletados. O percentual é o mesmo há pelo menos 3 anos, segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2019 - o último divulgado.

O primeiro passo para a reutilização é a separação correta dos resíduos. A construção civil tem cumprido o seu papel, seguindo as diretrizes da Resolução 307 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que orienta como se deve fazer essa separação dentro das obras. No canteiro onde a árvore de Natal sustentável foi montada, por exemplo, a GPL Incorporadora, responsável pela construção, já separou mais de quatro toneladas de resíduos como plástico, papelão, gesso, madeira, serragem, sacaria, entulho, entre outros.

Leia também:

Mais vídeos:

  • COTIDIANO

    Homem surta durante voo e tenta abrir a porta do avião antes de pousar

    O passageiro tentou abrir a porta do avião 20 minutos antes do pouso

    Publicado quarta-feira, 06 de novembro de 2024 - 10:29

    / Atualizado quarta-feira, 06 de novembro de 2024

  • COTIDIANO

    Bombeiros resgatam arara canindé presa a 16 metros de altura

    A arara sofreu ferimentos em sua asa, mas foi cuidadosamente retirada do local

    Publicado sexta-feira, 01 de novembro de 2024 - 16:10

    / Atualizado sexta-feira, 01 de novembro de 2024

  • COTIDIANO

    Chuvas aumentam risco nas estradas e PRF emite alerta aos motoristas

    Condições climáticas adversas exigem prudência e atenção redobrada

    Publicado sexta-feira, 01 de novembro de 2024 - 09:44

    / Atualizado sexta-feira, 01 de novembro de 2024

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias