No estado de Goiás, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anunciou um concurso público onde o objetivo é preencher as mais de 700 vagas para trabalhar no censo demográfico.
As oportunidades são para os cargos de recenseadores, agentes censitários municipal e agente censitário supervisor. As vagas tem abrangência em todos os municípios do estado de Goiás, com remuneração variável de acordo com os cargos.
A seleção será realizada por análise de títulos que inclui as qualificações acadêmicas de cada candidato. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de agosto no site do IBGE, sem cobrança da taxa de inscrição.
Ao ser aprovado, o profissional irá exercer suas atividades em jornadas de no mínimo 25 horas semanais para recenseador que tem como função principal entrevistar os moradores e assim, controlar a coleta de dados. O contrato é temporário, por 3 meses. Já os agentes censitários municipais e supervisores, tem carga horária de 40 horas semanais com contratação por 5 meses.
O agente censitário municipal tem como função administrar o posto de coleta, o agente censitário supervisor tem como função orientar os recenseadores durante a jornada de trabalho. Todos os cargos podem ter o contrato de trabalho prorrogado.
As remunerações do recenseador são por produtividade conforme taxa fixada e de conhecimento prévio do recenseador. Já para o agente censitário municipal é de R$ 2.100 e para agente censitário supervisor de R$ 1.700,00.