O município de Aparecida de Goiânia, cidade da região Metropolitana da capital, perdeu mais 42 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios, um estudo divulgado pelo Centro de Liderança Pública, que chega a sua terceira edição neste ano.
No ano passado, a cidade, que foi administrada por Gustavo Mendanha, até março de 2022, ocupava o 209º lugar, depois de já ter perdido sete posições. Agora, com mais essa queda, Aparecida de Goiânia passou a ocupar o 251º lugar entre os municípios brasileiros.
O Ranking de Competitividade dos Municípios avalia 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos. Os piores desempenhos do município foram nos pilares Funcionamento da Máquina Pública, onde o ente perdeu 128 posições em relação ao levantamento do ano passado, e Acesso à Saúde, que desceu 43 pontos em relação ao ranking de 2021.
No pilar Telecomunicações, que reúne indicadores como acessos de banda larga e acessos de banda larga - alta velocidade, o município caiu 49 posições. Quanto à sustentabilidade fiscal, Aparecida de Goiânia perdeu uma posição, sobretudo em virtude do desempenho ruim do indicador "endividamento", no qual a cidade caiu 128 posições em relação ao levantamento de 2021.
No pilar "Acesso à Educação", Aparecida de Goiânia perdeu 28 posições, tendo seu pior desempenho no indicador "Alunos em Tempo Integral - Ensino Fundamental", que desceu 83 pontos. A taxa bruta de matrícula de alunos no ensino superior no município caiu 51 pontos em relação ao levantamento anterior.
Na região Centro-Oeste, a cidade aparece em 15º lugar, atrás de Goiânia, que é a primeira colocada da região, Rio Verde (6ª colocada), Jataí (9ª), Catalão (10ª), Itumbiara (13ª) e Anápolis (14ª).