À medida que o tempo passa, a tendência é que as coisas apenas evoluam. Em relação ao marketing digital, isso não é nem um pouco diferente.
Inclusive, de acordo com o Índice de Transformação Digital Dell Technologies, os dados apontam que cerca de 87,5% das empresas aceleraram a migração digital no ano de 2020, durante a pandemia.
E, só no Brasil, 54% dos empreendedores digitais começaram a empreender durante a pandemia, segundo dados do Panorama de Negócios Digitais Brasil.
Em virtude disso, as melhores agências de SEO em Goiânia estão se reinventando para oferecer sempre os melhores resultados, seguindo todas as exigências dos mecanismos de buscas e à par das inovações no marketing digital.
Na era do TikTok e Instagram, o trabalho com SEO vem se tornando ainda mais importante, haja vista que são através dessas técnicas que é possível obter melhores resultados, ajudar no engajamento e ainda facilitar o contato com outras marcas.
Então, de acordo com todo o panorama e com o contexto pandêmico que vivenciamos, quais são as melhores inovações no marketing digital?
1. Experiências híbridas
O ano de 2020 proporcionou a experiência do distanciamento social, fazendo com que muitas pessoas adquirissem a dependência de estar mais próximos daqueles que amamos.
Mas o que isso tem a ver com as inovações no marketing digital? Tudo! Afinal, foi através dele que se tornou possível as experiências híbridas.
O cenário em que vivemos ainda é instável, por mais que o arrefecimento da pandemia seja uma realidade. No entanto, os cuidados ainda devem ser constantes.
Em vista disso, as experiências híbridas irão ajudar com que as pessoas se tornem mais capazes de enfrentar essa realidade.
Mas o que são as experiências híbridas? Aquelas que procuram mesclar as atividades presenciais às remotas.
Inclusive, de acordo com o levantamento da Deloitte, cerca de 75% dos executivos têm o intuito de investir em mais experiências híbridas nos próximos anos.
Tudo isso motivado pela possibilidade de inovação, personalização e conexão com o cliente.
2. Marketing de profissão
Com a crescente onda e popularização do TikTok e Instagram, cada vez mais os tipos de influenciadores estão se tornando mais populares.
Em vista disso, o marketing médico em Goiânia está se tornando cada vez mais o foco de algumas agências e profissionais.
Afinal de contas, devido a pandemia, muitas pessoas tinham o intuito de buscar informações de profissionais credenciados no ramo da saúde.
Não é à toa que alguns perfis de profissionais da saúde viralizaram nas redes sociais, como é o exemplo do dentista Paulo Bonavides, mais conhecido como "Tio Paulo".
O dentista se tornou uma febre devido a forma empática com que trata os seus pacientes mirins. Tudo isso lhe rendeu mais de 5,4 milhões de seguidores do TikTok e 2 milhões no Instagram.
Outro exemplo é o perfil "Dentista do Aparelho", que tem por intuito ensinar os seus pacientes (e seguidores) a cuidar dos seus dentes enquanto usam aparelho.
Tudo isso feito com uma dose de humor, deixando tudo ainda mais interessante! O "Dentista do Aparelho" se tornou o maior canal de ortodontia do Youtube Brasil, contendo quase 2 milhões de seguidores.
Outro grande exemplo é o Dr. Lair Ribeiro, um médico cardiologista e nutrólogo, com mais de 1,7 milhões de seguidores no Instagram.
Ou, que tal falarmos do Dr. Drauzio Varella, que acumula 1,1 milhão de seguidores e que conquistou fama nacional devido ao marketing e marketing digital?
No entanto, obviamente tudo isso só foi possível devido a um exímio trabalho de SEO também. Então, não há como negar que essa é uma excelente forma de trazer mais autoridade para os profissionais.
3. Conteúdo produzido a partir de dados
O marketing de conteúdo é um grande aliado das estratégias de SEO e do marketing digital como um todo.
Afinal de contas, as pessoas estão na internet em busca de informações. Ou seja, conteúdos que sejam capazes de responder a suas dúvidas.
Mas o que seriam conteúdos a partir de dados? Nada mais é que uma estratégia de SEO que visa entregar exatamente aquilo que o leitor está procurando.
Uma das técnicas para produzir os conteúdos corretos é através da otimização da palavra-chave durante todo o escopo de um texto.
Fora isso, faz-se necessário saber quem é o seu público-alvo, entender quais são as suas dores, anseios e necessidades.
Por isso, a criação de um avatar no marketing digital se torna tão relevante para produzir conteúdos que se baseiam em dados reais.
Mas, para que essa estratégia dê certo, também é necessário que o site ou blog esteja bem otimizado para os sistemas de busca.
Então, um bom planejamento se torna vital antes de começar a produção de conteúdos, até mesmo para entregar exatamente aquilo que o seu público deseja.
Para tal, deve-se utilizar técnicas e SEO que sejam capazes de analisar dados dos potenciais clientes ou leitores.