A final das Taça das Favelas de Goiás foi realizada na tarde deste sábado (08), no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA). As partidas decidiram os campeões nas categorias feminino e masculino. Gentil Meireles e Orlando de Morais conquistaram os títulos.
A primeira partida foi do feminino, Gentil Meireles e Carolina Park. Na etapa inicial a equipe rubro-negra chegava com perigo, mas não conseguia concluir em gol, até que em jogada de velocidade, Carioca, foi derrubada na área pela goleira Bela, o juiz marcou pênalti. A camisa bateu no canto, a goleira deu rebote, mas Carioca marcou na sobra.
O primeiro tempo terminou com vantagem rubro-negra. Na etapa final, o time das Coloradas não tinham volume de jogo. No entanto, logo no início com pressão rubro-negra, Janete aproveitou o rebote da goleira e tocou por cima e ampliou a vantagem. Diante disso a festa foi do Gentil Meireles em Goiânia.
Logo em seguida, foi realizada a final masculina, Itaipu e Orlando de Morais, fizeram um jogo bastante agitado. O jogo começou com show de habilidades da garotada, ainda na primeira etapa. Itaipu abriu o marcador, José acertou um chute de perna esquerda e deixou o azulão em vantagem.
O primeiro tempo foi de controle do Itaipu. Logo na etapa final, o Orlando de Morais voltou melhor, inclusive teve as melhores chances. Marcos recebeu a bola na entrada da área e empatou o jogo, o Colorado continuava pressionando, mas não conseguiu virar o jogo. Com o empate a decisão foi para as penalidades.
Diante disso, o campeão saiu logo na primeira fase das penalidades, o goleiro Jhonatan, pegou a primeira cobrança. Mas logo depois, o Itaipu errou duas batidas, e o título da Taça das Favelas ficou com o Orlando de Morais.
Dessa forma, Gentil Meireles e Orlando de Morais, são os atuais campeões da Taça das Favelas de 2022, o torneiro organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela empresa do Grupo Favela Holding, é o considerado o maior campeonato de favelas entre o mundo.