A espécie que inspirou o desenho Pica-Pau pode ser considerada extinta
Steffany Pouso
Publicado em 29 de setembro de 2021 às 18:19 | Atualizado há 4 anos
O pássaro pica-pau-bico-de-marfim, que inspirou o desenho animado Pica-Pau, podem ser declarado extinto. Ele e mais 11 pássaros, oito mexilhões de água doce, dois peixes, um morcego e uma planta, devem ser declarados extintos e removidos da lista de espécies ameaçadas de extinção pelo Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos Estados Unidos.
Nesta quarta-feira (29), os cientistas noticiaram na mídia norte-americana o alerta. Eles ressaltam que a mudança climática, somada a outras pressões, pode tornar os desaparecimentos de animais mais comuns. Os fatores por trás dos desaparecimentos variam, como o: Desenvolvimento excessivo, poluição da água, extração de madeira, competição de espécies invasoras, pássaros mortos por penas e animais capturados por coletores privados. Em cada caso, os humanos foram a causa final.
Para Bridget Fahey, que supervisiona a classificação de espécies do Serviço de Peixes e Vida Selvagem: “Cada uma destas 23 espécies representa uma perda permanente da herança natural de nossa nação e da biodiversidade global. E é um lembrete desalentador que a extinção seja uma consequência da mudança ambiental causada pelos humanos”, acrescentou Fahey em entrevista ao NYT.
Leia também
- Investimentos de 146 milhões em Iporá
- Rede de pubs sertanejos terá cantor Thiago Brava, autor de “Dona Maria”, como sócio
- 105 mil vagas de emprego até o fim de ano
- Mulher é presa suspeita de assediar menores e fazer apologia ao nazismo