Nesta terça-feira,14, o Governo de Goiás anunciou ações sanitárias que irão combater a chegada da gripe aviária em Goiás. As medidas incluem a proibição de participação de aves em eventos agropecuários, torneios e exposições. Todos os eventos registrados no Sistema de Defesa Agropecuária(Sidago) também serão cancelados.
Além disso, as medidas sanitárias também incluem aves ornamentais, galinhas de raça pura, dentre outras. A portaria n° 121/2023 com as novas normas, foram publicadas no Diário Oficial do Estado e entrará em vigor na próxima quinta-feira(16/03). Desse modo, nas 48 horas após a publicação o registro de aves em novos eventos da Sidago estarão suspensas.
De acordo com José Essado, presidente da Agrodefesa, "O Governo de Goiás está fazendo sua parte. A orientação do governador Ronaldo Caiado é que todas as medidas sanitárias de prevenção sejam executadas pelo Serviço Veterinário Oficial,ao mesmo tempo que conclama os integrantes da cadeia produtiva para redobrar os cuidados necessários à manutenção da sanidade do plantel avícola de Goiás. "Diz.
As medidas cotidianas de biosseguridade estão no combate contra outras doenças nas granjas onde a atenção especial está concentrada às telas de proteção que medem 1 polegada evitando assim a entrada de aves que possam propagar a gripe aviária.
A gripe aviária também conhecida com influenza aviária é uma doença incurável de grande risco para as aves. Se identificada a doença em plantéis, se faz necessária a barreira sanitária para comercialização dos produtos de origem avícola, causando grandes prejuízos econômicos nos mercados de importação e exportação.