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Amanda Magalhães: O papel nas redes sociais e a autenticidade em foco

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No mundo digital de hoje, onde a sociedade passa por uma transformação constante, a jornada do cliente está evoluindo rapidamente.

A influência das redes sociais e das plataformas digitais reformulou a maneira como consumidores e empresas interagem. Amanda Magalhães, uma influenciadora digital e artista de renome, compartilha sua visão sobre essas mudanças e a essência da autenticidade no mundo virtual.

Segundo a cantora, a chave para conectar com o seu público foi adotar uma abordagem mais humorística. De acordo com as suas percepções, o humor não só acelerou seu crescimento no Instagram, mas também despertou um interesse crescente por conteúdos divertidos e genuínos. Essa estratégia reflete uma tendência mais ampla no engajamento digital, onde a leveza e o entretenimento ganham espaço.

Segundo uma pesquisa divulgada em julho de 2023 pelo Instituto Qualibest, 59% dos internautas gostam quando Influenciadores Digitais recomendam produtos e serviços e 66% já comprou algum produto ou serviço ou visitou algum lugar ou estabelecimento que foi indicado por um influenciador digital.

As redes sociais são canais que transformam a jornada digital. Esse dado ressalta o papel significativo dos influenciadores na moldagem das preferências do cliente e na construção de uma ponte sólida entre marcas e consumidores.

Durante uma entrevista com a LiveDune, Amanda Magalhães ainda destacou a importância da autenticidade e da conexão genuína com o público, tanto em colaborações com marcas quanto na criação de conteúdos. Essa autenticidade é crucial para manter a confiança e o relacionamento com o público, especialmente em períodos como a Black Friday e as comemorações de final de ano, onde a busca por destaque é intensificada.

Melhores Práticas em Parcerias entre Marcas e Influenciadores

A indústria do marketing de influência no Brasil, composta por mais de meio milhão de profissionais, exige uma seleção criteriosa de influenciadores alinhados aos objetivos e valores das empresas, bem como é fundamental para o influenciador fazer parcerias com marcas que estão de acordo com seus objetivos e princípios.

Mónica Medina, especialista em Marketing e Country Manager da LiveDune, observa que o sucesso nessas parcerias vai além do número de seguidores ou do tamanho da marca. “Existem pontos mais relevantes em uma análise de perfil, como o quanto o público interage com as publicações, que é medido pela taxa de engajamento, analisar o conteúdo e, também, identificar uma voz que ressoe com a identidade de ambos, para que possa transmitir a mensagem de forma eficaz e autêntica”.

Isso quer dizer que a digitalização traz novos desafios, mas diversas oportunidades para a jornada do cliente, onde o uso de dados se faz ainda mais importante, pois garantem uma análise estratégica e refinada das ações entre os stakeholders.

Criadores de conteúdo como Amanda Magalhães são fundamentais neste cenário, pois criam conexões importantes com o público de maneira humanizada e autêntica.

Para conquistar um público genuíno e engajado, Amanda Magalhães diz que a autenticidade, a coesão entre palavras e ações e a transparência são os pilares que vão sustentar relacionamentos significativos, incluindo parcerias com marcas: “É fundamental ter princípios e coerência - as ações precisam estar alinhadas com as palavras. A gente precisa manter relações autênticas com o nosso público, ser 100% você. Para mim, a chave é a conexão não só com o conteúdo, mas com quem está por trás dele também”.

A adoção de práticas que garantem a credibilidade e o profissionalismo do influenciador e da marca são os principais fatores para estabelecer uma parceria que seja duradoura e de sucesso.

A importância da autenticidade nas redes sociais

A digitalização da sociedade revolucionou a jornada do cliente. Com o crescimento das redes sociais e plataformas digitais, a comunicação entre empresas e consumidores se transformou. O relatório Global Overview Report, em 2022, havia apontado que mais de 4 bilhões de pessoas usam as redes sociais em todo o mundo, evidenciando seu papel crucial na jornada digital do cliente.

Do ponto de vista dos usuários das redes sociais que consomem conteúdo, a qualidade e a autenticidade dos mesmos são elementos cruciais e, quando faltam, os seguidores deixam de seguir. É essencial que os seguidores estejam realmente interessados no conteúdo e nos produtos e serviços da marca.

Como resultado, Amanda observa uma tendência significativa nas redes sociais, onde as pessoas estão se concentrando em consumir e produzir conteúdo real para pessoas reais. "Apesar de ainda ser um movimento embrionário, grande parte das pessoas e dos criadores de conteúdo estão buscando tornar as interações algo mais saudável, deixando para trás o que anteriormente poderia ser considerado 'falso' ou prejudicial”, comenta.

Amanda Magalhães salienta a importância da autenticidade e do humor na criação de conteúdo digital. Além disso, também enfatiza como sua atenção mudou em relação aos efeitos que as redes sociais têm na sociedade, dizendo que "hoje em dia, foco mais na qualidade em prol da quantidade de publicações", e também demonstra uma visão otimista do futuro do mundo digital e uma relação saudável com as redes sociais.

“Sou uma otimista incurável, vamos aprender cada vez mais a aparar melhor essas arestas relacionadas à saúde mental e criação de conteúdo, assim como a utilizar e explorar cada vez mais as ferramentas que facilitam esse processo”, conta Amanda.

Estratégias e ferramentas para as redes sociais

O método que permite uma melhor compreensão do funcionamento de um perfil nas redes sociais é a análise das redes sociais baseada em dados.

Por isso, com o uso de ferramentas inteligentes para a gestão das redes sociais, é possível planejar conteúdo e agendar publicações, acompanhar menções e comentários, analisar a performance das postagens em tempo real, analisar os concorrentes e verificar a autenticidade dos perfis dos influenciadores.

Na elaboração de um calendário de conteúdo para Instagram, por exempo, influenciadores e marcas devem considerar não apenas o tipo de conteúdo, mas também a sua relevância e a sincronização com as tendências atuais.

Além disso, o timing das postagens é crucial. Estudos mostram que os melhores horários para postar no Instagram variam, mas tendem a se concentrar em períodos de alta atividade dos usuários, é através das plataformas de gerenciamento que é possível compreender o comportamento da própria audiência de maneira personalizada.

Mónica Medina acredita que, especialmente durante eventos significativos como a Black Friday, que é o período em que as pessoas começam a se preparar para as compras de final de ano, a utilização eficaz destas plataformas, otimiza e assegura a colaboração entre marcas e influenciadores, pois fornece dados e insights essenciais para uma estratégia bem-sucedida.

É essencial criar conteúdos que ressoem com o público-alvo, sejam informativos, envolventes e autênticos. As ferramentas de gestão de redes sociais tornam-se essenciais para a implementação dessas estratégias, pois permitem o acompanhamento do desempenho das campanhas em tempo real, permitindo a análise do planejamento de marketing das marcas e influenciadores e a busca por conexões autênticas no mundo digital.

“Tanto para as marcas quanto para os influenciadores, é importante entender por completo se a estratégia está trazendo bons resultados, monitorando o progresso das campanhas e realizando os ajustes necessários”, complementa Mónica.

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