A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) implementa ações preventivas para resguardar os parques municipais durante o período de estiagem. Uma das principais medidas é a construção de aceiros, faixas de terra sem vegetação que ajudam a impedir a propagação das chamas. Esses aceiros, que consistem na remoção de cerca de três metros de vegetação ao redor das áreas de mata, são essenciais durante a seca, quando a vegetação seca e a baixa umidade do ar aumentam o risco de incêndios.
Além disso, a Amma está trabalhando na construção de abafadores de chamas na garagem operacional. Nos parques, são utilizados sopradores e, quando necessário, caminhões-pipa para combater focos de incêndio, garantindo a proteção das áreas verdes da cidade. Para a população em geral, a orientação é clara: em caso de incêndios nos parques, mesmo que pequenos, a população deve acionar os bombeiros imediatamente pelo telefone 193.
Incêndios em lotes
Outra preocupação da Amma é em relação a moradores que ateiam fogo em resíduos ou no mato de lotes da capital e outras áreas durante o período de seca. Em Goiânia, queimar resíduos sólidos ou rejeitos a céu aberto ou em recipientes, instalações e equipamentos não licenciados para a atividade é uma infração ambiental, conforme o Decreto Federal Nº 6.514, de 22 de julho de 2008.
A legislação também proíbe, na zona urbana, queimar lixo e restos de vegetais em áreas públicas ou particulares, de modo a provocar fumaça, cinza ou fuligem que comprometam a comodidade pública.
A ação da Fiscalização da Amma ocorre mediante flagrante, quando acionada pelo telefone 161. Já para apagar o fogo a população deve acionar de imediato o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. E em caso de investigação, quando não há flagrante, a população pode acionar a Delegacia Estadual de Meio Ambiente - Dema.
O valor da multa para quem colocar fogo nos lotes considera a gravidade e circunstâncias que agravam ou atenuam a queimada, conforme o código de postura do município. O valor é de R$144,92 a R$1.449,20.