
Pioneira na luta pelos direitos das prostitutas no Brasil, Lourdes Barreto, de 80 anos, foi eleita uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo em 2024 pela BBC.
Lourdes é fundadora da Rede Brasileira de Prostitutas e referência na defesa de políticas públicas, liberdade sexual e combate à violência contra mulheres.
Natural da Paraíba, Lourdes deixou sua casa aos 14 anos após sofrer violência sexual. Após se mudar para Belém, no Pará, ela se destacou em movimentos voltados à educação sexual e à prevenção do HIV/Aids.
Em 1987, junto com Gabriela Leite, fundou a primeira organização nacional de prostitutas na América Latina e foi fundamental na criação do Dia Internacional da Prostituta, celebrado em 2 de junho.
Em 2024, sua trajetória ganhou destaque com o lançamento de sua autobiografia, “Lourdes Barreto: Puta Biografia“. Além disso, Lourdes foi homenageada com o samba-enredo da escola de samba Piratas da Batucada e o espetáculo teatral “Nas Brenhas”. Sua luta pela visibilidade das trabalhadoras do sexo foi também retratada na série documental “Puta Retrato – Trabalhadoras Sexuais“, exibida pelo Canal Brasil.
Outras brasileiras também ganharam reconhecimento da BBC como brasileiras notáveis, a ginasta Rebeca Andrade e a bióloga Silvana Santos, responsável pela descoberta da síndrome de Spoan. .