Nas redes sociais, cresce a discussão sobre motoristas de aplicativo que pedem dinheiro para ligar o ar-condicionado durante as viagens. Geralmente, eles colocam pequenas placas com informações bancárias na parte de trás do carro, com valores entre R$ 1 e R$ 5, o que vai de acordo com a decisão do proprietário do veículo.
As pessoas tornaram o assunto polêmico, já que tem muitos que defendem o direito dos passageiros à climatização gratuita, enquanto outro grupo mantém a ideia de que o ar-condicionado sobrecarrega os motoristas com relação ao combustível.
A InDrive usa essa questão do ar-condicionado como exemplo de uma possibilidade de educação dos usuários de aplicativos sobre o uso adequado dos serviços. A empresa afirma que faz advertência aos motoristas que não oferecem uma boa experiência aos passageiros, com base em avaliações negativas.
A 99, também emitiu um comunicado que faz relação com a posição da InDrive, sobre o assunto. Ambas empresas buscam incentivar motoristas e passageiros a combinar o uso do ar-condicionado para garantir uma viagem confortável.