Um alerta foi emitido hoje, 26, para toda a população de Goiás sobre o aumento no número de queimadas no estado. O recado foi dado pela Polícia Civil, reforçando que provocar incêndios em áreas de vegetação é crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/98. Além dos impactos devastadores e de longa recuperação no meio ambiente, as queimadas colocam em risco a vida de pessoas e animais, afetando diretamente a saúde pública e a segurança de todos.
Segundo a lei, a pena para quem causar queimadas varia de seis meses a seis anos de reclusão e multa, dependendo de como o ato for enquadrado. Os incêndios abrangidos pela Lei dos Crimes Ambientais vão além de incêndios em áreas de mata ou floresta, incluindo também pequenos atos, como queima de lixo doméstico e vegetação podada, mesmo que no próprio quintal de casal.
Dicas do Corpo de Bombeiros para evitar queimadas
O clima seco, as altas temperaturas e longo período de estiagem formam um ótimo cenário para incêndios. O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás pede que a população tome medidas preventivas, como evitar queimadas acidentais, eliminar lixo da maneira adequada e não usar fogo em áreas de vegetação, como pastos e restos de poda, especialmente em dias de vento forte.
As autoridades ainda destacam que a colaboração da comunidade é crucial para combater os incêndios em Goiás. A denúncia de práticas de risco e focos de incêndio é muito importante para o combate às queimadas.