O dia da Bandeira, comemorado anualmente no dia 19 de novembro, é uma homenagem à Bandeira brasileira, que foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Com esse fato, o Brasil deixou de ser uma Monarquia e tornou-se uma República, o que fez com que uma série de símbolos do país fossem substituídos, inclusive a Bandeira Nacional. Pois a primeira Bandeira do Brasil chamada de Bandeira do Imperial, a primeira da história brasileira em verde e amarelo tinha presentes os ramos de café e tabaco e a coroa Imperial, que mostrava que o país estava sob o comando de Dom Pedro I.
Assim o respeito aos símbolos nacionais faz parte da nacionalidade, da unidade do País, faz parte da cultura saudável de um povo. Afinal o símbolo criado para marcar o fim do Império e o início da República no país. Pois a Bandeira simboliza a soberania de uma nação, representando sua história, seus valores, suas lutas e uma infinidade de outros elementos e sentimentos de um povo em relação ao seu país.
E todo símbolo tem seus significados e a nossa Bandeira traz consigo rica nobreza.
Verde – representa a vegetação brasileira;
Amarelo – representa o ouro e as riquezas;
Azul – representa o céu e os rios brasileiros;
Branco – representa o desejo pela Paz.
Um símbolo nacional repleto de histórias e riquezas.
O Diário da Manhã, conversou com professor, Antônio Paulo, sobre a data da nossa Bandeira nacional, e seus significados.
Professor, Antônio Paulo, diz sobre a beleza da nossa Bandeira.
“Somos brasileiros privilegiados com a nossa Bandeira, pois ela é algo forte de se ver, cores fortes alegres e vibrantes, quando olhamos a nossa Bandeira ela nos faz lembrar da alegria do povo brasileiro” diz.
Antônio Paulo, diz sobre o símbolo da nossa Bandeira brasileira.
“A cor verde representa a Casa de Bragança, da família real portuguesa, e a cor amarela representa os Habsburgos, a família da imperatriz Leopoldina. Além disso, as cores retratam às riquezas do país: verde das matas e florestas, amarelo das riquezas minerais, o azul do céu e o branco a paz” explica.
Antônio Paulo, diz sobre o brasão da Bandeira.
“O brasão, também chamado de brasão de armas, é um desenho criado para identificar famílias, indivíduos, corporações, cidades e países. Os brasões geralmente têm como elemento central um escudo, arma de defesa utilizada pelos guerreiros medievais” esclarece.
Antônio Paulo, diz sobre o olhar voltado para nossa nação.
O Brasil a nossa Bandeira é visto pelos estrangeiros como um país de diversidade, rico em cultura, na fauna flora, muita água muito verde, uma culinária rica em temperos e iguarias, alegria que contagia, com aglomerado de pessoas cheios de afetividade povo caloroso receptivos, de festas e muitas comemorações, por causa do futebol, do Carnaval das Praias e onde as pessoas vivem bem, então nossa Bandeira por onde passa ou até mesmo se vê é símbolo de alegria e muita riqueza” pontua.