Bebê de apenas um mês morre à espera de uma vaga para fazer cirurgia no coração
Júlio Nasser
Publicado em 22 de março de 2016 às 17:51 | Atualizado há 4 meses
Uma criança de apenas um mês e oito dias morreu na madrugada de segunda-feira, 21, na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, 55 km de Goiânia. A recém-nascida, Maria Isis Meireles Parreira, nasceu com cardiopatia e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica há duas semanas aguardando uma vaga para ser transferida à Goiânia para realizar uma cirurgia no coração, porém, como a vaga não saiu a criança faleceu na data de ontem.
A cura para a cardiopatia se dá através de cirurgia que reestrutura as veias do coração e a menina precisaria ser encaminhada para o Hospital da Criança, em Goiânia, uma vez que é a única unidade de saúde a realizar o procedimento em todo o Estado.
O caso de Maria Isis era considerado gravíssimo e a operação deveria ser feita com urgência. A bebê está cadastrada na Central de Regulação de Goiânia.
Em nota, a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis explicou que colocou o pedido de cirurgia da criança no sistema de regulação no último 15 de março. O pedido pela vaga se estendeu por vários estados, além de Goiás, porém, a vaga não foi concedida.
A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) declarou que no período em que Maria Isis estava inscrita no sistema de regulação, não houve surgimento de vaga para a realização da cirurgia, além de informar que a bebê teve todo o acompanhamento de cardiopatas desde o nascimento e houve uma demora no diagnóstico que comprovasse a necessidade de cirurgia.
Também em nota, a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), informou que o pedido de uma vaga para realização da cirurgia foi feita diretamente pela Central de Regulação de Anápolis para a Central de Regulação de Goiânia, uma vez que ambos possuem gestão plena em saúde e administram a necessidade de transferência de pacientes. Acrescentando que acompanhou o caso por sua gravidade e em caso de eventual atendimento se necessário.