Brasileiros se divertem em mega-festival
Redação
Publicado em 29 de setembro de 2015 às 01:38 | Atualizado há 4 mesesWeslley A. Harakawa
Correspondente especial de Tóquio para o DM
Enquanto os fãs do rock sacudiam suas cabeças no Rio de Janeiro, na 20ª edição do Rock In Rio, do outro lado do mundo, brasileiros, nipo-brasileiros e, é claro, japoneses, balançavam o esqueleto ao som de musica eletrônica no Ultra Music Festival Japan 2015. Maior evento do gênero na Ásia, reuniu mais de 90 mil pessoas por dia. Detalhe: o festival aconteceu sobre uma ilha artificial. Isto mesmo, os japoneses construíram sobre o Oceano Pacífico o Odaida Park, complexo de entretenimento, na baia de Tóquio, para receber os maiores DJs internacionais e artistas locais. Os ingressos chegaram a ser vendidos por preços que variavam entre 130 dólares (geral, um dia) e 390 dólares (geral, três dias). O ingresso para a área VIP de um único dia chegou a valer 400 dólares. Tradicionalmente, as sessões do UMF ao redor do mundo duram dois dias. Este conceito de festival teve início em Miami, sendo levado depois para a África do Sul, Croácia, finalmente chegou ao Japão.
Os três dias do Ultra receberam pessoas de diversas nacionalidades, mas a contar pelo número de bandeiras do Brasil presentes no main stage pode-se notar uma presença expressiva do público brasileiro.
Assim como na edição de 2014, este ano não foi diferente com rostos e acessórios verde-amarelo, é que os brasileiros que residem no Japão, em sua maioria descendentes que trabalham na indústria japonesa (correspondem à 1% da população total do país) já são tradicionalmente o público estrangeiro de maior presença em eventos como o Ultra, seguidos de coreanos, chineses e americanos. O Jornal Diário da Manhã e o DM Online, por meio de seu correspondente em Tóquio, foi o único jornal goiano a estar presente na cobertura UMF Japan 2015.
A performance de alguns dos melhores Deejays do mundo, como Nicky Romero, Afrojack, Alesso, Skrillex, Armin Van Buuren, levou ao delírio os fãs de música eletrônica. Esta edição do Ultra Japan 2015 teve por primeira vez no Japão o icônico RESISTENCE, um conceito da Ultra Worldwide que reúne os mais seletos DJs para tocar em um ambiente que leva o público a êxtase musical e visual.
Vencedor do Grammy, produtor e DJ Afrojack foi um dos mais esperados artistas. Subiu ao palco no primeiro dia (sábado, 19) com o single Ten Feet Tall, fazendo milhares de ultranáutas cantarem e pularem. Nicky Romero, DJ holandês que se apresentou no segundo dia (domingo, 21), ofereceu um debut aos japoneses em sua primeira apresentação no país, tendo para si o maior público de todo o festival.
O encerramento (segunda-feira, 21) contou com o show aclamado do francês David Guetta que deu aos participantes um show épico e inesquecível. O UMF se tornou também passarela para amantes da moda urbana, um festival único de cores e estilos para quem quer conhecer pessoalmente os personagens saídos de mangás e animês japoneses. Belíssimas mulheres tornam o Ultra Japan 2015 um festival não apenas sonoro, mas também visual. Para edição de 2016, além do público nipo-brasileiro, espera-se também a apresentação de DJ´s brasucas, para pôr mais fogo no animado festival.