Home / Cotidiano

COTIDIANO

Caiado entrega títulos de terras e outorgas para moradores do Nordeste Goiano

Em evento no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, dezenas de famílias da região receberam títulos de domínio de terras e outorgas de uso de água para produção

Governador Ronaldo Caiado e Daniel Vilela durante entrega de títulos de terras e outorgas de água: “Região esquecida por anos e que agora estamos desenvolvendo” Governador Ronaldo Caiado e Daniel Vilela durante entrega de títulos de terras e outorgas de água: “Região esquecida por anos e que agora estamos desenvolvendo”

Cinquenta famílias do Nordeste Goiano receberam ontem os títulos definitivos de domínio de terras do programa “Regulariza Campo”. Na mesma solenidade, 26 outorgas de uso de água foram entregues a agricultores que participam do Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. “É uma região que, por anos, foi esquecida e totalmente isolada. Mas agora estamos desenvolvendo e executando projetos de emancipação”, disse o governador Ronaldo Caiado no evento.

“O Governo de Goiás construiu uma relação de respeito com as pessoas que ali moram. É nossa meta e estamos, de fato, melhorando a vida delas, dando dignidade, cidadania, saúde, educação de qualidade, perspectiva de emprego e renda; proporcionando a legalização das suas terras e infraestrutura, como rodovias e pontes”, enumerou Caiado.

Os 50 títulos abrangem uma área de 7,5 mil hectares nos municípios de Cavalcante, Nova Roma, Teresina de Goiás, São João d’Aliança, Colinas do Sul, Alto Paraíso e Niquelândia.

O vice-governador Daniel Vilela lembrou que foi um compromisso de Caiado levar desenvolvimento para todas as regiões de Goiás, com especial atenção ao Nordeste Goiano, “a mais sofrida do estado”. “Esse é um governo que está sempre voltado para cuidar das pessoas e encontrar soluções para os desafios vividos pelas famílias goianas”, declarou.

Gerenciado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o programa Regulariza Campo legaliza terras devolutas do estado ocupadas por famílias que cumprem os requisitos legais. Desde 2019, a Seapa emitiu 261 títulos — a entrega desta quinta-feira foi a maior até agora. “Os senhores terão dignidade, cidadania e acesso a todas políticas públicas, principalmente ao crédito rural, que permitirá custear a produção e os investimentos necessários para que possam se desenvolver”, afirmou o titular da pasta, Pedro Leonardo Rezende, aos beneficiários.

Outorgas de água

As outorgas para utilização de recursos hídricos viabilizam a adesão de agricultores familiares ao Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. A produtora Josélia Sousa, de Flores de Goiás, classifica a concessão como uma conquista que impulsionará o próprio negócio. Até então, ela retirava água de um poço. “É a porta que precisamos para usar a água do rio com segurança e tranquilidade, dentro da lei. Vai melhorar muito a produção”, definiu.

A presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Veronica Sánchez, afirmou que a outorga é “um elemento essencial” para aumentar a produtividade agrícola com responsabilidade. Ela anunciou, durante o evento, outras cinco outorgas preventivas que vão beneficiar mais 200 pessoas no Nordeste Goiano. Em sua primeira etapa, o Projeto de Fruticultura Irrigada viabiliza a produção de manga e maracujá por famílias de Flores de Goiás, São João D’Aliança e Formosa.

Também presente ao evento, o secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Giuseppe Vieira, celebrou que municípios, estado e governo federal estejam trabalhando de mãos dadas. “Vamos viabilizar, ainda esse ano, o repasse de recurso para que a Codevasf possa contratar estudos e projetos para a Barragem de Extrema, que vai aumentar ainda mais o potencial de irrigação da região [do Vão do Paranã]”, adiantou. O representante do ministério projetou investimento superior a R$ 3 milhões na iniciativa e aquisição de mais 50 kits de irrigação para uso das famílias locais.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias