“Vocês deram a Goiás a marca de colocar os serviços do estado na palma da mão dos goianos”, disse ontem Ronaldo Caiado aos servidores que atuam com tecnologia de informação.
Caiado se referia a conquista do título de estado mais digital do Brasil. Eles são responsáveis pelos projetos que asseguraram a Goiás o prêmio de primeiro lugar no ranking nacional 2024, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).
“Independente do prêmio, é um reconhecimento de que as evoluções que têm sido feitas no Estado, na área digital, tem dado certo”, diz o secretário Adriano da Rocha Lima, titular da Secretaria-Geral do Governo (SGG), principal laboratório destes projetos inovadores.
O ranking da Abep-TIC foi divulgado em 8 de agosto e trouxe Goiás à frente de estados desenvolvidos e acostumados a vencer o prêmio, caso do Rio de Janeiro (2º), Piauí (3º), Rio Grande do Sul (4º) e Bahia (5º).
Para a população o prêmio significa menos burocracia e mais eficiência. A automação e digitalização acelera o atendimento e oferta de serviços digitais.
Durante encontro com o pessoal da área de Tecnologia de Informação (TI), Caiado agradeceu os avanços. “O que temos na área de transferência de dados e de serviços digitais levou a avanços substantivos na educação, na segurança, e em programas sociais. Agora, não podemos diminuir o ritmo de maneira alguma”, disse o governador. Caiado pediu empenho aos especialiatas para que utilizem as ferramentas de inteligência artificial para ampliar a integração entre as plataformas e a acessibilidade.
Saúde
Em parceria com a SGG, a Secretaria de Estado da Saúde também venceu o prêmio Gov.Digital 2024, da Abep-TIC, na categoria de melhor solução “Orientada ao Cidadão, com o projeto “Meu PEP”, que fornece às pessoas os seus próprios dados de saúde, como resultado de exames, consultas agendadas, prontuários de internação, tudo acessado pelo portal expresso.go.gov.br.
Também foi premiada na categoria “Baseada em Inteligência Artificial”, com o projeto Susi: LLM e RAG, como Assistente Virtual na SES. O projeto facilita o acesso à base de dados da Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública. “Com a tecnologia, o cidadão consegue ter acesso ao que realmente necessita”, pontou o secretário da Saúde, Rasível Reis.