Cotidiano

Campanha de vacinação contra H1N1 é antecipada em Goiás

Júlio Nasser

Publicado em 8 de abril de 2016 às 13:15 | Atualizado há 9 anos

A campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1 foi antecipada para a próxima terça-feira, 12, pela Secretaria Estadual de Goiás. A antecipação no estado ocorrerá em Goiânia, Região Metropolitana e Anápolis. Apesar disso, somente os grupos considerados de risco poderão tomar a dose da vacina na rede pública.

Somente neste ano já foram confirmados dez casos de pessoas contaminadas pela doença, com cinco mortes em Goiás.

Na rede pública, a campanha irá usar o lote de vacinas enviado este ano e a previsão é de que sejam imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses a 4 anos e 11 meses, trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes e portadores de doenças crônicas.

De acordo com a Secretaria de Saúde o grupo tem prioridade, pois 70% dos casos dos pacientes que morreram fazem parte do grupo de risco.

Pessoas que estejam dentro do grupo prioritário devem procurar as unidades de saúde pública em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana, Anápolis e em municípios vizinhos a partir do dia 12 para imunização.

Para se vacinar é necessário que o interessado tenha a certidão de nascimento em mãos para comprovação da idade e, em casos de gestantes e portadores de doenças crônicas, é preciso a apresentação de um atestado médico que comprove a condição.

A campanha nos demais municípios do estado começa no dia 18 de abril e se estenderá até o dia 20 de maio. A vacinação também só atenderá aos grupos de risco.

A dose da vacina para quem não pertence ao grupo prioritário não será distribuída em rede pública. Quem quiser se imunizar terá de procurar unidades de saúde particulares. A vacina varia de R$ 130 a R$ 170.

A campanha que antes estava definida para começar no dia 30 de abril foi antecipada com objetivo de barrar o aumento do número de casos, uma vez que o estado caminha para uma epidemia da doença, como divulgado pela Secretaria de Saúde.

Dos dez casos de influenza A no estado, três deles foram diagnosticados em Rio Verde, sudoeste de Goiás e dois na capital. Cachoeira Alta, Quirinópolis, Caldas Novas, Planaltina de Goiás e Ouvidor registraram um caso em cada. As mortes ocorreram em Goiânia, Rio Verde, Caldas Novas, Planaltina de Goiás e Ouvidor.

Em Rio Verde, por causa do aumento dos registros da doença, a imunização aos grupos de risco ocorre desde o último dia 26 de março. Todos os 12 postos de saúde públicos realizam a aplicação da vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As pessoas que irão se vacinar devem levar o cartão de vacina e caso não o tenha, será confeccionado no local.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias