Um candidato do Enem chegou com 1 minuto de atraso ao local de prova na tarde deste domingo (5) em Vitória, Espirito Santo, e acabou perdendo a chance de fazer a primeira prova.
Bredley Bremenkamp Barbosa, de 19 anos e morador de São Pedro, chegou à Faculdade Faesa quando os portões já haviam sido fechados pontualmente às 13h. Em entrevista, Bredley disse que o atraso ocorreu devido ao trânsito, que impediu que o ônibus chegasse no horário. "Estava com muito trânsito e o ônibus ainda atrasou", afirmou o candidato, ainda sem fôlego por ter corrido para tentar evitar a falta.
Outra candidata que não pôde fazer a prova foi Ana Paula Ferreira, de 22 anos, moradora de Andorinhas. Ela não conseguiu entrar porque havia perdido os documentos de identificação.
O primeiro dia de provas do Enem 2023 reuniu milhares de candidatos em todo o país. No entanto, casos como os de Bredley e Ana Paula mostram que até 1 minuto de atraso pode custar caro e comprometer a chance de ingressar no ensino superior através do exame