O Centro de Goiânia volta a ganhar vida com mais uma edição do Centraliza ocorrida neste domingo (26/5). Programação incluiu atividades culturais, esportivas, de lazer, além de uma feirinha com artigos de moda, beleza e utilidades para o lar. As atividades se iniciaram as 8h da manhã e transcorreram até o final da tarde, na Avenida Goiás, entre a Praça Cívica e a Avenida Anhanguera.
Além da tradicional grade multicultural e esportiva, a programação teve ainda uma feira especial organizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), entre a Rua 2 e a Rua 3, com 50 bancas. A novidade desta edição foi a realização da Corrida das Mães, em comemoração ao mês das mães.
Ao abrir a terceira edição do Centraliza, o prefeito Rogério destacou a importância do projeto, que visa a requalificação do Centro de Goiânia. “Essa é mais uma ação do Centraliza, para que a população festeje e comemore aqui no local. Nesta edição, temos a Corrida das Mães, com participação expressiva de mulheres. Cada uma delas recebeu medalha, em comemoração ao mês das mães. Tivemos também a participação de crianças e pais, acompanhando a corrida”, pontuou.
Rogério agradeceu o trabalho de todas as pastas envolvidas no projeto, como as secretarias de Esporte e a de Cultura, promovendo atividades circenses e de teatro, com apresentação de uma banda infantil de rock.
A primeira-dama Thelma Cruz participou do evento ao lado do prefeito Rogério. “Nosso Centro está vivo, com uma série de atividades culturais, esportivas e de lazer. O Centro é para a população aproveitar, em ato de pertencimento”, ressaltou.
Titular da Secretaria Municipal dos Esportes, Danilo Rabelo afirma que o projeto Centraliza vem crescendo a cada edição. “Na primeira edição, abrimos a Avenida Goiás, da Praça Cívica à Avenida Anhanguera, e na segunda, fizemos o Pedala, e neste domingo é uma edição voltada para as mães”, destacou. “Tivemos muitas inscrições, e vimos muitas pessoas que ainda não tinham vindo ao Centro praticar esportes, e agora estão conhecendo o projeto da Prefeitura de Goiânia”, disse.
Entre as novidades deste domingo, o secretário citou a feirinha, com quase 50 bancas, e na parte social, na Rua 61 com a Avenida Independência, a oferta de serviços de consulta médica, corte de cabelo, vacinação de pessoas e de animais, e outros serviços oferecidos de graça. “O Centraliza realmente já tomou conta do Centro e estamos felizes em fazer parte desse projeto”, afirmou.
Segundo Danilo Rabelo, a determinação do prefeito Rogério é que o evento aconteça todos os finais de semana, mas, por enquanto, é realizado uma vez por mês até que o projeto esteja totalmente estruturado. Em junho, por exemplo, o tema será festa junina.
A moradora do Residencial Belo Horizonte, Daniele da Silva Pereira, participou da corrida ao lado do filho Heitor, de 9 anos. “Gosto de estimular as crianças a praticarem esportes, para tirá-las um pouco do celular, estimulando a socialização. Acho muito importante um evento como esse, para o desenvolvimento das crianças. Essa é a nossa primeira corrida em parceria”, afirmou.
Requalificação do Centro
O projeto de requalificação tem o objetivo de valorização dos moradores e comerciantes locais, por meio de incentivos fiscais no IPTU, ITBI e Taxa de Localização.
Empreendimentos como escolas, cinemas, brechós e livrarias receberam destaque na proposta pela importância histórica, social e econômica para a região.
O Centraliza prevê a revitalização de espaços com importância histórica, cultural e econômica para Goiânia e o Setor Central, como o Bosque dos Buritis, Grande Hotel, Edifício Parthenon e mercados populares.