Com histórico de incêndios,Campinas terá o dobro de hidrantes
Diário da Manhã
Publicado em 7 de abril de 2015 às 03:09 | Atualizado há 10 anosOito novos hidrantes serão instalados no Setor Campinas, um dos principais centros comerciais de Goiânia. O equipamento é um terminal hidráulico que serve para abastecer viaturas dos bombeiros em caso de incêndios. A iniciativa é uma parceria entre a Saneago, o Corpo de Bombeiros Militar e a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio).
O primeiro terminal será instalado hoje às 8h30 na Praça Joaquim Lúcio, onde acontece a solenidade de abertura do início das obras. A Fecomércio doou todos os hidrantes e a Saneago é responsável pela instalação deles. Com o término da obra, no dia 29 de abril, o bairro estará equipado com o dobro de equipamentos que tem atualmente.
Campinas foi cenário de diversos incêndios nos últimos dois anos. Em dezembro do ano passado, uma loja de eletrodomésticos ficou parcialmente destruída pelo fogo. Já em novembro do ano anterior, cerca de 150 animais morreram após um incêndio em um pet shop. (Veja o quadro).
Uma estatística do Corpo de Bombeiros, em relação ao Setor Campinas, contabilizou 38 casos de incêndio em 2013 e nove em 2014. São incluídos incidentes em carros de passeio, oito no total. Entretanto a maioria dos atingidos é de edifícios, tanto comerciais como residenciais, que juntos somam 23 casos. Também houve cinco focos de fogo em lixões e entulhos.
De acordo com o major Hélio Loyola Gonzaga, do Corpo de Bombeiros, a condição da fiação dos imóveis do bairro colabora para a incidência de incêndios. “Campinas é um bairro muito antigo, com problemas relacionados à instalação elétrica”, explicou. Para combater esse problema, todo ano são feitas vistorias dos comércios da região.
Os comerciantes devem montar um Projeto de Segurança Contra Incêndios. É necessária a instalação de extintores bem localizados, para-raios, alarme de incêndio, entre outras medidas, como a revisão da fiação elétrica. O imóvel encontrado fora das condições adequadas de segurança tem até 30 dias para se regularizar.
SAIBA MAIS
Foram 47 casos de incêndio no bairro de Campinas entre os anos de 2013 e 2014. Relembre alguns desses episódios que trouxeram bastante prejuízo para comerciantes:
- 1º de maio de 2013: dois galpões de secos e molhados foram completamente destruídos pelo fogo. Não havia ninguém nos imóveis, por conta do feriado do dia do trabalhador.
- 11 de agosto de 2013: cerca de 150 animais, entre cães e pássaros, morreram no incêndio que destruiu um pet shop na Avenida Castelo Branco.
- 2 de junho de 2014: os bombeiros passaram a madrugada apagando o fogo de uma loja de artigos de festa na Avenida Anhanguera.
- 8 de outubro de 2014: toda a mercadoria de fim de ano foi queimada em um depósito de produtos importados.
- 10 de dezembro de 2014: uma loja de eletrodomésticos ficou parcialmente destruída, após incêndio no segundo andar do edifício.