Das 180 cidades onde serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), 20 estão na região Centro-Oeste. A realização do certame, que selecionará 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais, está prevista para março de 2024.
A escolha das cidades onde as provas serão feitas levou em conta a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso. No Distrito Federal, o CPNU será realizado em Brasília.
Outros oito municípios do estado de Goiás receberão pontos de aplicação, assim como quatro cidades do Mato Grosso do Sul e sete do estado do Mato Grosso.
Levar o concurso a 180 cidades de todo país é, de acordo com José Celso Cardoso, uma estratégia para garantir mais representatividade e uma maior democratização do acesso às vagas do serviço público.
“Queremos eliminar barreiras geográficas que, por vezes, impedem o acesso de talentos locais a oportunidades nacionais. Essa abordagem não apenas responde às demandas por uma administração pública mais representativa, mas também contribui para o desenvolvimento mais equilibrado das regiões do país”, defendeu.
Cidades das Provas
No estado de Goiás, as provas serão aplicadas em Catalão, Goianésia, Goiânia, Iporá, Itumbiara, Mineiros, Porangatu e Rio Verde. No estado do Mato Grosso do Sul, o certame terá pontos de aplicação em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Já no Mato Grosso, as cidades que receberão as provas são: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. No Distrito Federal, o CPNU será realizado em Brasília.
Acesse a lista completa das cidades onde o CPNU será aplicado. O MGI informa, ainda, que todas as informações oficiais sobre o CPNU estão na página oficial do Ministério: https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/
Contato: [email protected]