O ativista digital e primeiro conselheiro jovem com a síndrome de Down do Fundo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) passou a tarde desta segunda-feira (18/6) na sede nacional da organização da ONU em Brasília.
Mário Volpi, chefe da área de Cidadania dos Adolescentes do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Gabriela Monteiro, Oficial de Participação de Adolescentes do Unicef no Brasil, e Camilo Leon, responsável pela Comunicação Digital do órgão, recepcionaram, conversaram e fizeram um tour pelas dependências do organismo, mostrando planos e programas.
Eles falaram, por exemplo, das orientações e ações do Unicef para apoiar mães, pais e cuidadores nesse processo de acolhimento e cuidado com meninas e meninos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Contaram também que entidade disponibilizou ainda, nos próprios abrigos, kits recreativos e educativos. A proposta é apoiar a criação de espaços seguros para que as crianças possam brincar e se sentir acolhidas, apesar das adversidades. O Unicef distribuiu também kits de saúde menstrual, de higiene e de cuidados com bebês.
Um dos projetos interessantes é o Deixa que Eu Conto, podcast do Unicef para crianças e suas famílias. No caso no RS, o órgão incluiu uma caixinha de som nos kits disponibilizados. A ideia é ajudar as crianças, por meio de histórias infantis, a lidarem de forma lúdica com as emoções das perdas e situações causadas pela tragédia climática.
João Vitor aplaudiu as iniciativas. “Esse trabalho do Unicef é muito importante. Por isso, tenho muito orgulho de fazer parte do Conselho Jovem”, disse ele. “Eu sonhei ocupar esse espaço, mas ainda posso muito mais. Nunca deixe de sonhar”, afirmou. Nas redes sociais, ele postou um vídeo com o resumo da visita.
Com Gabriela Monteiro, Oficial de Participação de Adolescentes do Unicef no Brasil, jvdepaiva, como é conhecido nas redes sociais, conversou sobre ações do conselho. Já com Camilo Leon, falou sobre planos para publicações nas redes sociais. João Vitor agradeceu a recepção e saiu muito empolgado com os projetos presentes e futuros do órgão.
Mário Volpi, Gabi e Camilo elogiaram o trabalho do influenciador na desconstrução do capacitismo e a discriminação e a favor da inclusão de pessoas com deficiência.
Conselho Consultivo de Adolescentes e Jovens do UNICEF no Brasil, o Conselho Jovem foi criado para promover o diálogo direto com adolescentes e jovens; com reconhecimento da importância de sua voz e seus conhecimentos; e também como um mecanismo de fomento à participação cidadã. Coordenado pelo Programa de Adolescentes, os e as conselheiros/as se reúnem mensalmente para apoiar reflexões e desenhos de estratégias e ações institucionais, além do engajamento de coletivos, redes e grupos de adolescentes em todo o Brasil.