Home / Cotidiano

COTIDIANO

Conselho pede que o uso do PMMA seja proíbido

Há 18 anos CFM tem alertado para o uso do material em procedimento estético

Imagem ilustrativa da imagem Conselho pede que o uso do PMMA seja proíbido

A busca pela perfeição como vemos em vídeos nas redes sociais, pode nos levar a um grande transtorno, como em casos que temos noticiado e visto, devido ao uso do polimetilcrilato, o famoso PMMA. O uso do produto tem provocado em pacientes deformações e destruído sonhos para que possa atingir um resultado aquem do esperado. Por essa razão o Conselho Federal de Medicina (CFM) pede que seja proibido o uso da substância no Brasil por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O pedido do conselho acontece do aumento do uso do produto em procedimentos estéticos, os quais infelizmente tem provocado complicações graves aos pacientes. Vale lembrar que o PMMA é autorizado para tratamento reparadores, no entanto, mas vem sendo usado por clínica em tratamentos estéticos, para os quais não há regulamentação pela agência.

O documento enviado entregue na última terça-feira, 21, à Anivsa, os representantes do conselho lembram que há mais de 18 anos, entidades médicas tem alertado sobre o uso para preencheminto do PMMA. No pedido, o CFM lembra que em 2013 um estudo concluiu que a aplicação do produto pode causar imediatamente ou posteriormente edemas no local aplicado.

Operação Face Oculta

Em Goiás, um casal dondo de uma famosa clínica de estética está preso, após pacientes denunciarem que ficaram deformados ao fazer procedimento estético no local. Nas denúncias investigadas pela Polícia Civil (PC), as vítimas afirmam que durante o procedimento foi utilizado o PMMA.

Além do uso de medicamento indevido no momenot do procedimento, o casal também é investigado por usar pessoas que não eram qualificadas para fazer a aplicação dos produtos. Mais de 60 vítimas denunciaram o casal após ficarem com corpos deformados pelo uso de produtos irregulares.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias